Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2004
Título : Formação, educação e práticas socioambientais sustentáveis: um estudo na Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, Baturité - Ceará
Autor : Santos, Josimar dos
Palabras clave : Identidade social - Brasil
Educação
Desenvolvimento sustentável
Formação da consciência
Fecha de publicación : 27-sep-2019
Citación : SANTOS, J. (2019)
Resumen : O presente estudo busca analisar como as relações sociais, históricas e culturais da comunidade quilombola da Serra do Evaristo têm se estabelecido a partir das ações de formação e educação socioambientais sustentáveis. Promovidas por meio do seu complexo educacional, voltado à construção da consciência e práticas sociais integradas aos seus costumes e tradições consolidadas em sua coletividade. A pesquisa destaca também elementos da formação geográfica, geológica e climática da região do Maciço de Baturité/CE, nas áreas de maior altitude como elemento essencial para compreendermos o processo de produção, degradação e formação da consciência e das práticas socioambientais sustentáveis. Dessa forma, a pesquisa nos fez identificar e compreender a complexidade das relações dos agentes envolvidos no processo de formação da consciência e das diversas estratégias de luta promovidas pela associação comunitária para fortalecer a identidade de pertencimento ao território.
Descripción : SANTOS, Josimar dos. Formação, educação e práticas socioambientais sustentáveis: um estudo na Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, Baturité – Ceará. 2019. 102 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2004
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSIMAR DOS SANTOS dissertação.pdfJOSIMAR DOS SANTOS dissertação.pdf7,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.