Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2008
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Isaac Bruno Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T21:27:39Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T21:27:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-30 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, I. S. B. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2008 | - |
dc.description | ARAÚJO, Isaac Bruno Oliveira. Os múltiplos sentidos da interdisciplinaridade: concepções e práticas docentes nas escolas públicas de ensino médio do Maciço do Baturité. 2018. 107 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho discute como a perspectiva interdisciplinar é percebida, planejada e vivenciada nas escolas públicas de ensino médio da macrorregião do Maciço do Baturité no Estado do Ceará a partir das práticas dos docentes deste nível de ensino. Foram realizadas visitas às escolas com o intuito de compreender como os grupos gestores encaram estas questões institucionalmente e, em sequência, foram realizados grupos focais nas escolas com professores de diferentes áreas do saber. Constatamos, ao longo da pesquisa, que o sistema de ensino apresenta vários desafios para a implementação da interdisciplinaridade e que quando esta é efetivada, consolida-se a partir da iniciativa pessoal e articulação coletiva entre os professores de cada disciplina, estabelecendo-se, prioritariamente, a partir de projetos extracurriculares e do uso criativo de “brechas” institucionais que o sistema de ensino oferece. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de base - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Autonomia docente | pt_BR |
dc.title | Os múltiplos sentidos da interdisciplinaridade: concepções e práticas docentes nas escolas públicas de ensino médio do Maciço do Baturité | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISAAC BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO Dissertação MIH 11052021.pdf | ISAAC BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO Dissertação MIH 11052021.pdf | 970,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.