Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2010
Título: Desenvolvimento de vídeo educativo para a promoção da autoeficácia nos cuidados aos recém-nascidos
Autor(es): Oliveira, Rhaiany Kelly Lopes de
Palavras-chave: Recém-nascidos - cuidado e tratamento
Autoeficácia
Estudos de validação
Recursos audiovisuais
Data do documento: 4-Jan-2019
Citação: OLIVEIRA, R. K. L. (2019)
Resumo: O objetivo geral do estudo foi desenvolver um vídeo educativo para a promoção da autoeficácia nos cuidados aos recém-nascidos. Tratou-se de um estudo multi-métodos desenvolvido em três fases. Primeira fase: Aprofundamento teórico do construto – revisões narrativas da literatura, a busca foi realizada em publicações da Organização Mundial de Saúde, documentos oficiais do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Associação Americana de Pediatria e em artigos científicos. A segunda fase consistiu na delimitação empírica do construto – fase qualitativa, em que foi avaliado o conhecimento de gestantes e puérperas sobre os cuidados com recém-nascidos. Terceira fase: desenvolvimento do vídeo educativo em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Na pré-produção foram elaboradas a sinopse ou storyline que consistiu em um resumo geral do que constará no vídeo; o argumento que foi construído com base no resultado das fases de revisões e qualitativa; o roteiro que foi desenvolvido com auxílio de um software e foi avaliado por juízes técnicos e de contéudo. Os juízes de conteúdo avaliaram o roteiro no que concerne às seguintes variáveis: conceito da ideia; objetivos; construção dramática; ritmo; personagens; potencial dramático; diálogos; estilo visual; público referente e relevância. Já os juízes técnicos avaliaram: conceito da ideia; construção dramática; ritmo; personagens; potencial dramático, diálogos; estilo visual; público referente; estimativa de produção; funcionalidade; usabilidade; eficiência; e resultado final da análise e técnicos. A etapa de produção consistiu na gravação das cenas propriamente ditas seguindo o roteiro já validado. A pós-produção consistiu na edição do vídeo, seguindo uma etapa de validação da aparência pelo público-alvo (gestantes, mães e familiares de recém-nascidos). Os dados foram analisados e organizados em um banco de dados do sistema Excel for Windows e processados no programa Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0, por meio de análise estatística descritiva e cálculos do Índice de Validade de Conteúdo - IVC. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira com parecer 2.522.818. Os resultados da validação do conteúdo do roteiro pelos juízes de conteúdo, o IVC global foi de 0,90, sendo a avaliação geral de 18 (75%) aprovaram com modificações e 6 (25%) apenas aprovaram, e na avaliação dos juízes da área técnica, o IVC global foi de 0,81, sendo que 2 dos juízes (66,7%) consideraram o vídeo aprovado com modificações, enquanto que 1 (33,3%), o julgou simplesmente como aprovado. Dessa forma, conclui-se que o vídeo desenvolvido “Cuidando do seu bebê”, encontra-se válido para utilização pelos profissionais como ferramenta para promover a autoeficácia de mães e familiares nos cuidados com recém-nascidos.
Descrição: OLIVEIRA, Rhaiany Kelly Lopes de. Desenvolvimento de vídeo educativo para a promoção da autoeficácia nos cuidados aos recém-nascidos. 2019. 144 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2010
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RHAIANY KELLY Dissertação 11052021.pdfRHAIANY KELLY Dissertação 11052021.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.