Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2012
Título : Avaliação da política pública de aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar no território do Maciço de Baturité
Autor : Paiva, Renato Farias de
Palabras clave : Agricultura familiar
Território
Maciço do Baturité
Programa de Aquisição de Alimentos
Fecha de publicación : 7-mar-2018
Citación : PAIVA, R. F. (2018)
Resumen : objetivou-se com este trabalho, investigar essa política de aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar no território do Maciço de Baturité-CE e verificar os impactos desse tipo de programa na vida das famílias beneficiadas. Para isso, foi selecionado um município de cada umas das três sub-regiões do Maciço de Baturité que tiveram um maior número absoluto de agricultores beneficiados no referido programa. Como base para esses números foi usado o PAA DATA, sistema do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). Seguindo esse critério foram selecionados os municípios de Mulungu, Capistrano e Barreira. A presente pesquisa é classificada como exploratória e para avaliar os agricultores e agentes públicos, foi realizada uma série de entrevistas semiestruturada conforme os critérios da metodologia da entrevista compreensiva. Constatou-se por meio das entrevistas que alguns produtos oriundos da agricultura familiar não podem ser adquiridos pelo programa. No que diz respeito as dificuldades encontradas na execução do programa, vale enfatizar, principalmente, a falta/escassez de assistência técnica encontrada na maioria dos municípios pesquisados. Conclui-se com a presente pesquisa que o Programa de Aquisição de Alimentos é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar, sendo este fato demonstrado tanto pelos agentes públicos, como pelos agricultores. Entretanto, muitos problemas ainda impedem que este programa expresse todo o seu potencial, problemas estes que vão desde questões de logística e armazenamento até dificuldades assistenciais.
Descripción : PAIVA, Renato Farias de. Avaliação da política pública de aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar no território do Maciço de Baturité. 2018. 65 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2012
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RENATO FARIAS DE PAIVA_DISSERTAÇÃO Masts 11052021.pdfRENATO FARIAS DE PAIVA_DISSERTAÇÃO Masts 11052021.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.