Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2013
Title: Contribuição ao conhecimento fitoquímico da planta do nordeste brasileiro: salsa-brava (ipomoea indica)
Authors: Souza, Maria Marcyara Silva
Keywords: Química vegetal
Salsa-brava
triagemfitoquímica
Flores
Issue Date: 11-Oct-2017
Citation: SOUZA, M. M. S. (2017)
Abstract: A pesquisa teve como objetivo verificar por meio da prospecção fitoquímica preliminar os diferentes metabólitos secundários: alcaloides, terpenoides, triterpenoides/esteroides, taninos, subclasses de flavonoides, glicosídeos cardiotônicos e cumarinas encontrados nos extratos etanólicos da flor de salsa-brava (Ipomoea indica), sua atividade antioxidante, fotoprotetora e citotóxica. A planta da família Convolvulaceae e gênero Ipomoea, encontrada em todo o território brasileiro, mais facilmente, no Nordeste brasileiro e em diferentes condições de temperatura e pressão, de flores roxas, coletadas em Aratuba-CE. Após submissão dos testes fitoquímicos colorimétricos foi possível encontrar a presença de alcaloides, terpenos e de compostos fenólicos (antocianinas, flavonóis, catequinas, cumarinas). Além de relevante atividade antioxidante por meio do sequestro de DPPH (2,2-difenil-1-picrilhidrazila) identificando uma cinética de primeira ordem e além de alta letalidade da amostra pelo método do bioensaio pela artemia salina. Quanto a atividade fotoprotetora in vitro não se verificou potencialidade visto que os índices foram abaixo dos descritos pela literatura. A relevância desta pesquisa se deve pelo conhecimento fitoquímico, ainda não descritos na literatura, à cerca desta espécie e contribuição para pesquisas futuras sobre a mesma.
Description: SOUZA, Maria Marcyara Silva. Contribuição ao conhecimento fitoquímico da planta do nordeste brasileiro: salsa-brava (ipomoea indica). 2017. 123 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2013
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MARCYARA SILVA SOUZA DISSERTAÇÃO Masts 11052021.pdfMARIA MARCYARA SILVA SOUZA DISSERTAÇÃO Masts 11052021.pdf2,67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.