Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2015
Title: Dessalinização de águas no município de Barreira: o cenário atual e suas projeções numa perspectiva sustentável
Authors: Costa, Maria Dasdores Gonçalo
Keywords: Recursos hídricos
Dessalinizadores
Sustentabilidade
Issue Date: 28-Sep-2019
Citation: COSTA, M. D. G. (2019)
Abstract: Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a efetividade dos sistemas de dessalinização de águas a partir dos olhares dos atores operantes dos equipamentos . Para tanto, empregou se uma abordagem qualitativa com procedimento descritivo exploratório, utilizando também pesquisa bibliográfica, observação direta, aná lise documental e entrevista semiestruturada. No processo de análise, os dados estabeleceram comparações de funcionamento dos dessalinizadores na atual situação e de como deveria funcionar, de acordo com a proposta do Programa Água Doce. Os resultados indicaram que dos 18 equipamentos de dessalinização implantados em comunidades no município de Barreira, Ceará, 8 estão ativos e 10 inativos , o que corresponde a 44,44% e 55,55% respectivamente. Dos sistemas desativados, dois foram instalados, porém ainda não foi possível ativá los devido à falta de energia elétrica que permite o funcionamento do sistema; os outros oito sistemas estão desativados por falta de manutenção. Pode se inferir que nenhum sistema de dessalinização funciona efetivamente de forma integra da para compor um ciclo de produção sustentável, ao mesmo tempo em que se observou pessoas com situações de difícil acesso à água de qualidade. Assim, o modelo proposto de diagnóstico com ferramentas didáticas, trabalhadas pela própria comunidade, tende a melhorar a estrutura interna de organização, a partir de um processo sensibilizatório para construção de alternativas modificantes da realidade atual.
Description: COSTA, Maria Dasdores Gonçalo. Dessalinização de águas no município de Barreira: o cenário atual e suas projeções numa perspectiva sustentável. 2019. 89 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2015
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DASDORES GONÇALO COSTA TCC Dissertação Masts 11052021.pdfMARIA DASDORES GONÇALO COSTA TCC Dissertação Masts 11052021.pdf3,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.