Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2019
Título: Má qualidade do sono e isolamento de candida albicans na cavidade oral em pessoas que vivem com HIV/AIDS
Autor(es): Silva, Antônio Uelton de Araújo da
Palavras-chave: Sono
Candidíase Bucal
HIV
Data do documento: 7-Mar-2019
Citação: SILVA, A. U. A. (2019)
Resumo: objetivo do presente estudo foi analisar a associação entre o isolamento de cândida albicans e a qualidade do sono em pessoas que vivem com HIV/AIDS em serviço de atenção especializada em Fortaleza, CE. Pesquisa descritiva, exploratória, de corte transversal. Foram investigadas 106 pessoas com HIV/AIDS, em um serviço de saúde especializado do município de Fortaleza-CE entre os meses de agosto a novembro de 2018. A coleta de dados foi realizada por meio e aplicação de instrumento contendo informações acerca de indicadores sociodemográficos e a utilização de uma versão validada e adaptada, aos padrões brasileiros, do Pittsburgh Sleep Quality Index. Simultaneamente foram realizadas mensuração de circunferência do pescoço, cálculo de índice de massa corporal e circunferência da cintura. Para cultura de cândida albicans adotou-se amostra de saliva da cavidade oral dos participantes. Os dados foram organizados e analisado no software EXCEL 2013. Na sequência procedeu-se a análise estatística realizada por meio do programa SPSS, versão 22.0. Todos os aspectos éticos foram respeitados. População predominantemente masculina (64,2%), a má qualidade do sono esteve presente em 67%da população investigada, 40,6% das pessoas com HIV/AIDS apresentaram Candida oral. Observamos que PVHA com carga viral alterada, possuem 11,7 vezes mais chances de desenvolver Candida em relação a quem não possui esta característica (p=0,012). Acerca da variável etilismo, identificamos que 44% dos maus dormidores nunca bebeu (p<0.001). A presença de Candida na cavidade oral apresentou correlação estatisticamente significante com tabagismo (p<0,001) e contagem de linfócitos TCD4+ (p=0,042). Enquanto o microcultivo foi correlacionado com a orientação sexual (p=0,04). Concluímos que não houve associação entre má qualidade do sono e isolamento de cândida. Entretanto, o isolamento de cândida esteve associado ao tabagismo, carga viral alterada e contagem de linfócitos.
Descrição: SILVA, Antônio Uelton de Araújo da. Má qualidade do sono e isolamento de candida albicans na cavidade oral em pessoas que vivem com HIV/AIDS. 2019. 102 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Fortaleza, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2019
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIO UELTON DE ARAÚJO DA SILVA Dissertação.pdfANTÔNIO UELTON DE ARAÚJO DA SILVA Dissertação.pdf954,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.