Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2020
Título: Construção e validação de vídeo educativo sobre infecção sexualmente transmissível para surdos
Autor(es): Lima, Ana Priscila Marques
Palavras-chave: Doenças sexualmente transmissíveis
Recursos audiovisuais
Enfermagem - Estudo e ensino
Pessoas com deficiência auditiva
Data do documento: 23-Mar-2020
Citação: LIMA, A. P. M. (2020)
Resumo: Este estudo visa construir e validar vídeo educativo sobre INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL (IST) para surdos, sob o método misto do tipo sequencial exploratório. Na primeira fase, realizou-se diagnóstico situacional do conhecimento dos surdos sobre IST. A população de uma instituição de educação exclusiva para surdos dispôs-se para amostragem probabilística. A matrícula regular e a idade mínima de 18 anos definiram os critérios de inclusão; a condição de cegueira dos surdos, critério de exclusão. A coleta de dados valeu-se da técnica de grupo focal; o processamento dos dados, do Software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). A análise interpretativa deu-se pela análise de conteúdo de Bardin. Exsurgiram cinco categorias: meios de acesso às informações sobre IST; tabu e estigma relacionado ao diagnóstico do HIV; práticas adotadas para prevenção e tratamento de IST; conhecimento do surdo quanto à utilização do preservativo; o saber do surdo acerca das ISTs. A segunda fase dedicou-se à construção e à validação de vídeo educativo intitulado “HIV: o que você precisa saber”, através da técnica de animação 2D, seguindo-se de sete fases: a) pré-produção (sinopse e argumento); b) roteiro; c) storyboard; d) validação do conteúdo do storyboard; e) produção do vídeo; f) pós-produção e g) validação de aparência. A população de 23 juízes, pela fórmula da população finita n= Za2 .P(1-P)/e2 , foram selecionados por amostragem não probabilística, do tipo rede de cadeia. A validação do conteúdo do storyboard foi baseada em julgamento por juízes na área da saúde. A validação de aparência foi baseada em julgamento de intérpretes de libras e/ou educadores com experiência sobre surdos. A análise estatística inferencial utilizou o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O IVC foi calculado por duas equações matemáticas: I-CVI e o S-CVI/AVE. Considerou-se uma média de concordância de pelo menos 0,80 entre os juízes. Esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), por meio da Plataforma Brasil e aprovada sob o parecer nº 3.722.262. O conteúdo abordado referente ao tema HIV compreendeu elementos como diagnóstico, formas de transmissão, prevenção, tratamento, curiosidades, mitos e diferença entre HIV e aids. O processo de validação confere confiabilidade ao conteúdo abordado no Storyboard do vídeo educativo, cujo uso respalda-se em práticas educativas para surdos. O S-CVI/AVE apresentou o resultado de 0,94 (94%). Todos os itens foram avaliados com uma concordância do I-CVI superior a 0,80 (80%).
Descrição: LIMA, Ana Priscila Marques. Construção e validação de vídeo educativo sobre infecção sexualmente transmissível para surdos. 2020. 126 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2020
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PRISCILA MARQUES LIMA Dissertação.pdfANA PRISCILA MARQUES LIMA Dissertação.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.