Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2026
Título: Aprendizagem sobre saúde sexual e reprodutiva e uso do preservativo masculino com universitárias guineenses
Autor(es): Feitosa, Dayllanna Stefanny Lopes Lima
Palavras-chave: Enfermagem - Estudo e ensino.
Educação sexual
Saúde da mulher
Data do documento: 29-Jun-2020
Citação: FEITOSA, D. S. L. L. (2020)
Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar a aprendizagem de universitárias guineenses sobre saúde sexual e reprodutiva e uso do preservativo masculino após utilização de um vídeo educativo. Trata-se de estudo quase experimental do tipo antes e depois; cumpriu as etapas de pré-teste para avaliar conhecimento; intervenção com vídeo educativo sobre o tema, pós-teste para avaliar aprendizagem. O estudo foi realizado na Universidade Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB), sediada em Redenção Ceará. O público alvo foram estudantes guineenses do gênero feminino regularmente matriculadas nos cursos ofertados pela instituição. Coleta de dados ocorreu em novembro de 2019, em sala de aula equipada com retroprojetor. Explicados os procedimentos de coleta, aplicado pré-teste; em seguida projetado vídeo educativo e aplicado pós-teste do conteúdo em saúde. Os resultados evidenciaram que a maioria das participantes não tem companheiro (51%); recebem auxílio governamental (95,2%); média de idade das participantes foi de 23,7 anos com desvio padrão de 2,8 anos; não usaram preservativo na última relação sexual (29,8%); tiveram relação sem preservativo nos últimos 12 meses (41,3%). Em relação aos acertos pré-teste, a variável área do curso influenciou de maneira significativa para área de biológicas (p=0,014). No pré-teste a média de acertos foi de 6,97; no pós-teste imediato a média de 7,03. Os resultados evidenciam significativa diferença de conhecimento entre antes e após a aplicação da intervenção. A estratégia educativa em saúde foi demonstrada como importante e relevante para ampliação do conhecimento em saúde, sendo o vídeo estratégia eficaz para ser usado com estudantes universitárias, particularmente as de Guiné Bissau.
Descrição: FEITOSA, Dayllanna Stefanny Lopes Lima. Aprendizagem sobre saúde sexual e reprodutiva e uso do preservativo masculino com universitárias guineenses. 2020. 73 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2026
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYLLANNA STEFANNY LOPES LIMA FEITOSA Dissertação.pdfDAYLLANNA STEFANNY LOPES LIMA FEITOSA Dissertação.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.