Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2030
Título: Elaboração de uma proposta educativa para o autocuidado das gestantes sobre o zika vírus.
Autor(es): Almeida, Natalia Santos de
Palavras-chave: Saúde da mulher
Gestantes
Zika vírus
Tecnologias educativas
Data do documento: 21-Fev-2020
Citação: ALMEIDA, N. S. (2020)
Resumo: Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em oito etapas, sendo as quatro primeiras correspondentes a construção do material, as três seguintes referentes ao processo de validação e, a última, referente à disponibilização do material. As etapas percorridas durante a construção da cartilha foram: 1) levantamento de conteúdo; 2) seleção e fichamento de conteúdo levantado; 3) elaboração textual; 4) captação de modelos, seleção e elaboração de ilustrações e diagramação. Realizado as quatro etapas de construção da cartilha educativa, aconteceu o processo de validação da tecnologia educativa produzida. Na quinta etapa foram convidados, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, especialistas na área da enfermagem (23) e da Comunicação social (03), os quais o primeiro grupo avaliou o conteúdo e a aparência da cartilha e o segundo grupo sua adequabilidade para o fim a que se propunha, e a população alvo (25) a organização, estilo da escrita, aparência e motivação da cartilha. Na sexta etapa, o material foi aplicado junto ao público-alvo (25) gestantes. Ressalta-se que nas etapas em que tiveram a participação da população-alvo e juízes, foram realizados previamente a explicação do projeto e os mesmos foram convidados a assinarem o Termo de Consentimento Livre. Na sétima etapa foram realizadas as alterações sugeridas, por especialistas. A oitava etapa será a disponibilização da cartilha ao público-alvo. Na análise estatística, o índice de validade de conteúdo global da tecnologia educativa foi de 0,80 e o alfa de cronbach 0,98 ratificando sua validação de aparência e conteúdo junto a especialistas enfermeiros. O segundo grupo de juízes da comunicação social também avaliou a tecnologia educativa como adequada, pois anuíram em percentagem de escores superior ao mínimo preconizado. Ademais, os itens inerentes à organização, estilo da escrita, aparência e motivação da cartilha foram considerados validados pelo público-alvo, com índice de concordância superior ao mínimo preconizado. Portanto, infere-se que a cartilha pode ser utilizada como recurso auxiliar nas atividades de educação em saúde para a prevenção do Zika Vírus, como uma tecnologia educativa facilitadora do processo ensino-aprendizado das gestantes.
Descrição: ALMEIDA, Natalia Santos de. Elaboração de uma proposta educativa para o autocuidado das gestantes sobre o zika vírus. 2020. 118 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2030
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIA SANTOS DE ALMEIDA Dissertação.pdfNATALIA SANTOS DE ALMEIDA Dissertação.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.