Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2032
Título: Efeitos de simulação clínica sobre parada cardiorrespiratória e cerebral em adultos: estudo experimental
Autor(es): Soares, Francisco Mayron Morais
Palavras-chave: Enfermagem - Estudo e ensino
Estudantes de enfermagem - Simulação clínica
Competência profissional - Enfermagem
Data do documento: 23-Dez-2019
Citação: SOARES, F. M. M. (2019)
Resumo: o objetivo deste trabalho é avaliar o conhecimento, a satisfação e a autoconfiança de estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública após a aplicação de uma intervenção educativa “Simulação clínica em Parada Cardiorrespiratória e cerebral em adulto”. Trata-se de estudo quase experimental, controlado, com abordagem antes e depois no qual foram comparados dois grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI), utilizando-se uma intervenção educativa: simulação clínica em parada cardiorrespiratória e cerebral. Nesse sentido, o estudo foi realizado em uma universidade pública no município de Redenção no período de julho a novembro de 2019. A amostra foi composta por estudantes de enfermagem e ao final obteve-se um total de 60 estudantes, 30 no GC e 30 no GI. A coleta foi realizada em quatro etapas: 1) reunião com o coordenador do curso para informações sobre horários de disciplina e quantitativo de alunos; 2) reunião com os discentes para apresentação do estudo; 3) treinamento da equipe de coleta, além do pesquisador principal; e 4) aplicação da simulação. Na realização da coleta aplicou-se um instrumento para avaliar o conhecimento antes e após a simulação. Após a simulação, utilizou-se um instrumento que mensura a satisfação e autoconfiança na aprendizagem por meio da simulação. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial. Para comparação intergrupo utilizou-se o teste U de Mann-Whitney e para avaliar a evolução dos grupos, utilizou-se o teste de Wilcoxon. Para ambos foi aceito um p<0,05. Na análise do perfil dos estudantes de enfermagem, observou-se a predominância do sexo feminino, tendo 67% (21) mulheres na amostra. Em relação ao número de acertos e erros do pré-teste e pós-teste, variou no pré-teste com mínimo de 7 e máximo de 30 acertos e no mínimo 1 e no máximo 23 erros. Após a simulação, na realização do pós-teste houve variação de mínimo de 11 e máximo de 30 acertos e de mínimo 1 e máximo 19 erros. Para comparação intergrupos, obteve-se p<0,05 para ambos os momentos de teste. Ao avaliar a evolução dos grupos, infere-se que em ambos os grupos houve uma evolução positiva, ou seja, a nota do pós-teste foi superior à do pré-teste. Entretanto, no grupo intervenção todos os participantes obtiveram evolução positiva com valor de p<0,05.
Descrição: SOARES, Francisco Maycon. Efeitos de simulação clínica sobre parada cardiorrespiratória e cerebral em adultos: estudo experimental. 2019. 87 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2032
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO MAYRON MORAIS SOARES Dissertação.pdfFRANCISCO MAYRON MORAIS SOARES Dissertação.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.