Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2036
Título: Eficientização do parque de iluminação pública da cidade de Baturité utilizando tecnologia LED e energia solar fotovoltaica
Autor(es): Cunha, Alysson Christian Dias
Palavras-chave: LED - Light Emitter Diode
Energia fotovoltaica
Eficiência energética
Data do documento: 5-Set-2019
Citação: CUNHA, A. C. D. (2019)
Resumo: O presente trabalho apresenta uma simulação de eficiência energética da cidade de Baturité-CE, Brasil, a partir do retrofit da iluminação pública (IP), juntamente com a implantação de um sistema de minigeração solar fotovoltaica. A cidade em estudo está situada na macrorregião do maciço de Baturité, aproximadamente a 90 km da capital cearense, Fortaleza. Portanto, foi realizado uma análise de viabilidade financeira ao se utilizar tecnologia LED em seu parque de IP e verificar os impactos que a mesma pode trazer a cidade. Além do uso do LED projetou-se usinas solar fotovoltaicas com o intuito de compensar os gastos com energia elétrica do parque de iluminação pública de Baturité e apresentar as vantagens do uso desse tipo de fonte de geração de energia elétrica, demostrando o tempo de retorno do investimento. Junto a Prefeitura de Baturité buscou-se identificar as características de seu parque de iluminação, verificando os tipos de luminárias existentes e suas respectivas potências. Por meio da equivalência de fluxo luminoso das luminárias existentes, realizou-se a simulação da substituição das luminárias tradicionais por LED, no qual foi possível analisar o impacto econômico que a substituição acarreta e os seus benefícios técnicos. Desta forma, verificou-se as vantagens do uso do LED para o município, principalmente referente aos ganhos com a manutenção, pois o LED apresenta vida útil superior as luminárias tradicionais e um menor consumo de energia elétrica. Com o intuito de assegurar uma economia de energia do setor foram dimensionadas usinas fotovoltaicas para compensação na fatura de energia elétrica referente a IP, na qual realizou-se cotações com empresas especializadas em vendas de kits fotovoltaicos e componentes necessários para implantação de uma mini usina. Dessa maneira, analisou-se que é viável o investimento de uma usina solar para compensação de energia elétrica do parque de iluminação cidade, pois além de trazer benefícios energéticos e ambientais é possível reduzir o gasto com faturas de energia elétrica de forma acessível juntamente com a substituição das luminárias por LED. Portanto, a tecnologia LED e a energia solar fotovoltaica se apresentam como ótimas opções para melhorar a eficiência energética da cidade e mais um instrumento que impacta positivamente o meio ambiente.
Descrição: CUNHA, Alysson Christian Dias. Eficientização do parque de iluminação pública da cidade de Baturité utilizando tecnologia led e energia solar fotovoltaica. 2019. 64 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2036
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALYSSON CHRISTIAN DIAS CUNHA Dissert.pdfALYSSON CHRISTIAN DIAS CUNHA Dissert.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.