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dc.contributor.authorGalvão, Francisco Deoclécio Carvalho-
dc.date.accessioned2021-05-28T19:17:44Z-
dc.date.available2021-05-28T19:17:44Z-
dc.date.issued2020-01-16-
dc.identifier.citationGALVÃO, F. D. C. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2038-
dc.descriptionGALVÃO, Francisco Deoclécio Carvalho. Ações governamentais e práticas pedagógicas escolares no ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em Cascavel – CE (2013 – 2019). 2020. 127 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.pt_BR
dc.description.abstractBuscou-se compreender como se dava o tratamento de tais temáticas na rede púbica municipal de Cascavel (CE) através da realidade de duas escolas, uma da zona urbana e outra, da zona rural. Fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com professores das disciplinas de História, Língua Portuguesa e Arte, buscamos compreender como se dava a transformação do currículo prescritivo em currículo interativo e, ainda, como era implementada a legislação nestas duas instituições educacionais. Nos encontros com os educadores o diálogo levou em consideração as suas formações acadêmicas, pertencimentos identitários e os subsídios que lhes foram oferecidos para uso em sala de aula. A democracia racial propalada desde a Era Vargas cai por terra quando compreendemos que a questão afrodescendente e indígena é marcada pela invisibilidade e silenciamento destes dois grupos, seja pelo elogio à miscigenação, quando buscou-se clarear a pele da população, seja pela negação da existência contemporânea destes povos, como foi o caso no Estado do Ceará, que construiu para si uma identidade miscigenada excluindo o negro e assimilando o indígena. A pretensa harmonia racial descrita por Freyre (1933) não é possível de encontrar na práxis cotidiana. Em se tratando da abordagem sobre a história e cultura afrodescendente e indígena em sala de aula, percebemos que a abordagem do professor ainda é tímida, carregada de estereotipia, o que corrobora para a manutenção de um imaginário que perpetua estes sujeitos como figuras do passado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCultura - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleAções governamentais e práticas pedagógicas escolares no ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em Cascavel – CE (2013 – 2019)pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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