Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2038
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Galvão, Francisco Deoclécio Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T19:17:44Z | - |
dc.date.available | 2021-05-28T19:17:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, F. D. C. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2038 | - |
dc.description | GALVÃO, Francisco Deoclécio Carvalho. Ações governamentais e práticas pedagógicas escolares no ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em Cascavel – CE (2013 – 2019). 2020. 127 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Buscou-se compreender como se dava o tratamento de tais temáticas na rede púbica municipal de Cascavel (CE) através da realidade de duas escolas, uma da zona urbana e outra, da zona rural. Fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com professores das disciplinas de História, Língua Portuguesa e Arte, buscamos compreender como se dava a transformação do currículo prescritivo em currículo interativo e, ainda, como era implementada a legislação nestas duas instituições educacionais. Nos encontros com os educadores o diálogo levou em consideração as suas formações acadêmicas, pertencimentos identitários e os subsídios que lhes foram oferecidos para uso em sala de aula. A democracia racial propalada desde a Era Vargas cai por terra quando compreendemos que a questão afrodescendente e indígena é marcada pela invisibilidade e silenciamento destes dois grupos, seja pelo elogio à miscigenação, quando buscou-se clarear a pele da população, seja pela negação da existência contemporânea destes povos, como foi o caso no Estado do Ceará, que construiu para si uma identidade miscigenada excluindo o negro e assimilando o indígena. A pretensa harmonia racial descrita por Freyre (1933) não é possível de encontrar na práxis cotidiana. Em se tratando da abordagem sobre a história e cultura afrodescendente e indígena em sala de aula, percebemos que a abordagem do professor ainda é tímida, carregada de estereotipia, o que corrobora para a manutenção de um imaginário que perpetua estes sujeitos como figuras do passado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cultura - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Ações governamentais e práticas pedagógicas escolares no ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em Cascavel – CE (2013 – 2019) | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO DEOCLÉCIO CARVALHO GALVÃO Dissertação.pdf | FRANCISCO DEOCLÉCIO CARVALHO GALVÃO Dissertação.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.