Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2046
Título: Biosintese de derivados do óleo essencial cravo-da-indio syzygium aromaticum por processo biocatalitico realizado com saccharomyces cerevisiae
Autor(es): Silva, Brunna Angelica Evarista da
Palavras-chave: Aedes aegypty
Cravo-da-índia
Biossíntese
Antioxidante
Data do documento: 5-Set-2019
Citação: SILVA, A. E. (2019)
Resumo: O objetivo desta pesquisa, é realizar a síntese e identificação de derivados do óleo essencial Syzygium aromaticum obtido em processo biocatalítico com Saccharomyces cerevisiae com o intuito de desenvolver novos compostos e verificar sua capacidade antioxidante, atividade inibitória da enzima Acetilcolinesterase (AChE), verificar sua toxicidade frente à Artemia salina, bem como sua capacidade larvicida ante ao Aedes aegipty. Testar a atividade antimicrobiana perante as bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Para a extração do óleo essencial do cravo-da-índia utilizou-se 130,3 gramas de botões florais do S. aromaticum e 1000mL de água destilada em sistema extrator de Clevenger acoplado a um balão de fundo redondo de 5000mL. Após extração do óleo foi tratado e armazenado para análise. A solubilidade do óleo em etanol foi de 1:2, o índice de refração foi de 1,5345. A aparência e o odor foram considerados típicos. Obteve-se 7,29g de óleo, fornecendo um rendimento de 3,63 %. A capacidade antioxidante foi realizada pelo método de DPPH e apresentou resultado inibitório satisfatório de 66,66%. O resultado sob a inibição da enzima Acetilcolinesterase foi positivo. Apresentou toxicidade frente a A. salina e capacidade larvicida sobre o mosquito da Dengue. A atividade antibacteriana do óleo essencial do cravo foi realizada pelo método de difusão de disco. Através do teste de antibiograma realizado constatou-se que o óleo apresentou atividade contra as bactérias S. aureus e E. coli, seguindo a classificação dos padrões de sensibilidade. Os produtos formados no processo biocatalítico realizado com Saccharomyces cerevisiae foram Acetato de chavicol (0,73%), N,N,N’,N’-tetraetil-1,2-difenil-etano-1,2-diamina (31,24), Hexadodecanoato de metila (1,15%), z-6-octadecenoato de metila (0,83%), Octadecanoato de metila (0,58), Z-9-octadecenoato de etila (0,47).
Descrição: SILVA, Brunna Angelica Evarista da. Biosintese de derivados do óleo essencial cravo-da-indio syzygium aromaticum por processo biocatalitico realizado com saccharomyces cerevisiae. 2019. 66 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2046
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNNA ANGELICA EVARISTA DA SILVA Dissertação.pdfBRUNNA ANGELICA EVARISTA DA SILVA Dissertação.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.