Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2053
Título: O discurso da responsabilidade internacional da política externa brasileira durante os governos FHC e Lula
Autor(es): Silva, Magno Klein
Palavras-chave: Ciência política - Brasil
Brasil - Política externa
Relações internacionais - 1995-2010
Silva, Luis Inácio Lula da, 1945- - Política governamental
Cardoso, Fernando Henrique, 1931- - Política governamental
Data do documento: 1-Ago-2016
Citação: SILVA, M. K. (2016)
Resumo: Esta tese busca refletir porque o Estado brasileiro durante os mandatos de FHC e Lula adotou práticas definidas como internacionalmente responsáveis, sugerindo que a justificação para tais ações está parcialmente na pressão de atores domésticos, nas convicções pessoais dos tomadores de decisão e nos cálculos estratégicos do governo na busca por fazer do país um ator global. O objetivo de fazer do Brasil um rule-maker exigiu dos tomadores de decisão recorrer a novas fontes de legitimidade doméstica e internacional. A resposta do governo brasileiro foi o desenvolvimento de uma “política externa responsável” a partir da retórica da solidariedade, presente nos esforços de fortalecimento do multilateralismo, de se apresentar como um líder do Sul global e da aceitação da evolução recente de certas normas da governança global (como nas ideias de soberania como responsabilidade; compromisso ambiental internacional etc.). Essa postura também significou o rompimento com princípios tradicionais da diplomacia brasileira, como o entendimento restrito de soberania. Nesta pesquisa, foi utilizada a proposta de Laurence Bardin para a análise dos discursos políticos de três grupos de atores envolvidos com a política externa brasileira: os presidentes da República, FHC e Lula; dois dos jornais impressos mais lidos no país: Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo; e duas organizações da sociedade civil, WWF-Brasil e Conectas Direitos Humanos. Propõe-se a análise de três agendas em que a atuação brasileira apresentou inflexão por maior aceitação de responsabilidades internacionais: o regime internacional para a mudança climática; o regime internacional em direitos humanos; e os debates ao redor da legitimidade das Operações de Paz da ONU e do princípio da responsabilidade de proteger.
Descrição: SILVA, Magno Klein. O discurso da responsabilidade internacional da política externa brasileira durante os governos FHC e Lula. 2016. 343 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2053
Aparece nas coleções:Teses - Docentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_magnosilva.pdf2016_tese_msilva.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.