Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2056
Título: Construção e validação de um questionário de identificação de violência obstétrica
Autor(es): Souto, Raissa Emanuelle Medeiros
Palavras-chave: Parto (Obstetrícia)
Parto humanizado
Violência contra mulher
Data do documento: 3-Dez-2020
Citação: SOUTO, R. E. M. (2020)
Resumo: O presente estudo tem como objetivo desenvolver um Questionário de Identificação de Violência Obstétrica, em seguida realizar a validação de conteúdo com os juízes e a análise semântica com o público-alvo. Trata-se de um estudo metodológico, onde foi utilizado o pilar proposto por Coluci, Alexandre e Milani. Para construção do Questionário, seguiu-se as seguintes etapas: estabelecimento da estrutura conceitual e definição dos objetivos do instrumento e da população envolvida; construção dos itens e das escalas de resposta, seleção e organização dos itens; estruturação do instrumento; validade de conteúdo; e pré-teste ou análise semântica. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando a seguinte pergunta norteadora: quais as formas de violência obstétrica mais prevalentes de acordo com a literatura científica? Foram utilizados os descritores controlados: “mulheres grávidas”, “mulheres”, “pessoal de saúde”, “parto”, “parto normal”, “parto humanizado”, “gravidez”, “trabalho de parto”, “violência” e “violência contra a mulher” com o uso dos operadores booleanos AND e OR como ferramenta para o cruzamento. O levantamento dos artigos foi feito nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, SCOPUS e Web of Science. A seleção dos juízes foi por meio da amostragem de rede ou bola de neve, dos quais 35 juízes foram selecionados. A coleta de dados ocorreu em maio e junho de 2020, sendo enviada uma cartaconvite via e-mail, correio postal ou via WhatsApp® aos juízes. Os critérios avaliados pelos juízes foram de clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Após a validação de conteúdo, foi realizada a análise semântica com 35 mulheres. A seleção da amostra se deu por amostragem de rede ou bola de neve. Os critérios de inclusão foram: possuir idade igual ou superior a 18 anos e ter tido pelo menos uma experiência com parto. Foram excluídas mulheres que apresentassem dificuldade na compreensão para avaliação do questionário. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2020 por meio do envio de um formulário eletrônico via e-mail ou WhatsApp®. Inicialmente, foi enviado o formulário eletrônico, o qual continha TCLE, que após o consentimento em participar do estudo, este era direcionado para o instrumento de avaliação semântica dos itens pelo público-alvo.
Descrição: SOUTO, Raissa Emanuelle Medeiros. Construção e validação de um questionário de identificação de violência obstétrica. 2020. 118 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2056
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAISSA EMANUELLE MEDEIROS SOUTO Dissertação.pdfRAISSA EMANUELLE MEDEIROS SOUTO Dissertação.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.