Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2057
Título: Sede eterna: as relações com os mortos no Povoado de Almas
Autor(es): Pereira, Antonio Renaldo Gomes
Palavras-chave: Morte - Aspectos religiosos
Água - Aspectos religiosos
Ritos e cerimônias fúnebres
Antropologia da religião
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: PEREIRA, A. R. G. (2020)
Resumo: Este trabalho trata das relações que se estabelecem entre vivos e mortos no semiárido cearense. Tem por objetivo compreender a dinâmica dessas relações a partir das narrativas de devotos e observadores das cenas rituais de acordo com a lógica empreendida no povoado de Almas, Cariré – CE. Proponho uma análise interpretativa do ritual de culto aos mortos, tomando a oferenda como elemento central na instituição das relações entre vivos e mortos, que resultam em favorecimentos mútuos. Observo a periodicidade e as significações elaboradas desde a composição da oferenda, em que a água aparece como símbolo mais recorrente, norteado pela crença na necessidade de aplacar a sede do morto. O material etnográfico descrito e interpretado foi obtido durante a pesquisa de campo, no período entre 2018 e 2020, no município de Cariré – CE. Constata-se que a crença na ação dos mortos sobre a vida cotidiana individual e/ou coletiva tem sua identificação na religiosidade adotada pelos devotos, pois apesar de tratar-se de uma forma de ritual alheia aos preceitos oficiais da religião em voga no povoado, os praticantes do culto percebem-no como uma expressão do catolicismo, apontando a fé como base da atividade votiva. Há uma memória ativa na oralidade do povoado, que atua na transmissão da crença e dos ritos entre gerações.
Descrição: Pereira, Antonio Renaldo Gomes. Sede eterna: as relações com os mortos no Povoado de Almas. 2020. 103 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Antropologia) – Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2057
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO RENALDO GOMES PEREIRA Dissert..pdfANTONIO RENALDO GOMES PEREIRA Dissert..pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.