Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/206
Título: A representação social da UNILAB
Título(s) alternativo(s): do discurso institucional aos discursos dos que vivem em seu entorno
Autor(es): Barros, Wagner Lima
Data do documento: 2014
Citação: BARROS, W. L. (2014)
Resumo: O projeto brasileiro de interiorização e internacionalização do ensino superior público e de qualidade é um desafio que vem sendo posto em prática no Brasil de forma evidente na última década. Quando uma instituição pública de ensino superior se instala em região carente, rural, no interior do Brasil, essa região se modifica rapidamente e drasticamente. A população do Maciço de Baturité, especialmente a cidade de Redenção, no interior do Estado do Ceará, está vivenciado essas transformações, desde que a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) se instalou nesta região. O presente trabalho, um estudo interpretativo-qualitativo de caso, tem por objetivo compreender essas mudanças sob a perspectiva do discurso dos que vivem no entorno da UNILAB. São perguntas para as quais procuramos respostas: Como os moradores do entorno da UNILAB constroem a representação da Instituição? Quais as semelhanças /dessemelhanças entre o modo como a UNILAB se representa, nos documentos que a constituíram que a regem, e o modo como os moradores de seu entorno a representam? A partir desta compreensão, queremos contribuir para que a UNILAB possa repensar suas ações, principalmente as de extensão, a fim de modificar representações negativas e reforçar representações positivas. Em termos teóricos, trabalhamos com o conceito de representação social como forma de convencionalização de objetos, pessoas ou acontecimentos construídas e depreendidas na/pela linguagem (MOSCOVICI, 2013). Assim, elaboramos um roteiro de entrevista, entrevistamos seis moradores da região de diferentes faixas etárias, transcrevemos as entrevistas e as analisamos. Observamos que a UNILAB é positivamente representada, principalmente pelo que propiciará no futuro dos redencionistas, mas ainda não está incorporada ao dia a dia dos entrevistados: ela está fisicamente próxima, mas distante na vivência prática.
Descrição: BARROS, Wagner Lima. A representação social da UNILAB – do discurso institucional aos discursos dos que vivem em seu entorno. 2014. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/206
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wagner Lima Barros..pdf513,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.