Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2063
Título: Jogos como tecnologias sustentáveis para o ensino de figuras planas: estudo em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental na cidade de Chorozinho- Ceará
Autor(es): Silva, Ana Flávia Ferreira da
Palavras-chave: Matemática
Jogos de aprender
Tecnologias sutentáveis
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: SILVA, A. F. F. (2020)
Resumo: A Matemática é considerada como uma das disciplinas mais difíceis e críticas no que diz respeito ao ensino e aprendizagem dos alunos, cabendo ao professor propor maneiras diferenciadas para amenizar essa situação. Outro tema de grande relevância para a sociedade é a sustentabilidade, fazendo-se assim necessário se trabalhar essas temáticas nas escolas. Portanto, uma das maneiras de se alinhar as duas temáticas seria através dos jogos matemáticos feitos com materiais de baixo custo. Os jogos proporcionam uma aprendizagem mais prazerosa, bem como eficaz para o ensino. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva investigar os limites e as possibilidades da utilização de jogos como tecnologias sustentáveis para a aprendizagem de figuras planas nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, definida pela realização de uma pesquisa-formação, levando em conta as técnicas estudo de campo exploratório, uma vez que houve aplicação de teste diagnóstico com os discentes, observação das aulas de matemática, entrevistas e formações com docentes e o formador da área em Chorozinho- CE. Inicialmente, pesquisou-se no Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses da CAPES trabalhos que pudessem subsidiar este estudo, tais pesquisas demonstraram a ausência de trabalhos com foco no que esta pesquisa se propõe, revelando assim a importância do tema. Os resultados do estudo apontam que a formação continuada abordando o uso de jogos como tecnologias sustentáveis para o ensino de figuras planas nos anos finais do ensino fundamental se constituem como elementos fundamentais para o ensino e aprendizagem de matemática. E que através da formação continuada os professores passaram a ver a utilização de jogos como uma ferramenta que possibilita uma interdisciplinaridade entre as áreas de matemática e educação ambiental.
Descrição: SILVA, Ana Flávia Ferreira da. Jogos como tecnologias sustentáveis para o ensino de figuras planas: estudo em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental na cidade de Chorozinho- Ceará. 2020. 111 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2063
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA FLÁVIA FERREIRA DA SILVA Dissert.pdfANA FLÁVIA FERREIRA DA SILVA Dissert.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.