Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2066
Title: Saberes tradicionais e práticas culturais no cultivo da mandioca e produção de farinha em uma comunidade litorânea, do Ceará, Brasil
Authors: Lima, Liliane Araújo
Keywords: Saberes
Práticas culturais sustentáveis
Farinha de mandioca
Issue Date: 2021
Citation: LIMA, L. A. (2021)
Abstract: Esta pesquisa tem como escopo principal demonstrar e compreender os saberes tradicionais e as práticas culturais sustentáveis no cultivo da mandioca (Manihot esculenta Crantz) e produção de farinha na comunidade de Sitio Santo Antônio localizada na zona rural do distrito de Sucatinga, no município de Beberibe, Ceará, Brasil. É importante salientar que cultura e sustentabilidade devem estar integradas para a valorização da identidade local visando um desenvolvimento sustentável. Deste modo, as práticas culturais devem fomentar a preservação dos recursos naturais, heranças ancestrais e a manutenção dos espaços utilizados. Nesse cenário, temos o cultivo da mandioca por comunidades tradicionais que ocupa a terceira posição entre os alimentos energéticos mais importantes nos trópicos, ocupando cerca de 17 milhões de hectares em cerca de 100 países. A partir dos saberes tradicionais essas comunidades de agricultores exploram os recursos do ambiente em que vivem conservando a biodiversidade, respeitando o calendário natural das espécies como uma prática sustentável. Nessa perspectiva, esta pesquisa trata-se de um estudo de caso etnográfico do tipo exploratório-descritivo com abordagem mista (quali-quanti) onde demonstra e interpreta as práticas culturais sustentáveis no cultivo da mandioca produção de farinha. Para possibilitar a coleta de dados foi empregado as técnicas da observação direta da realidade no contexto do sujeito, descrição do locus de pesquisa, coleta de amostras do vegetal em estudo, considerando análise morfológica e entrevistas semiestruturadas espontâneas. Quanto as técnicas de análise, empregou-se a do discurso narrativo para dados qualitativos e estatística descritiva para o levantamento quantitativo. Os resultados parciais conclusivos demonstram a possibilidade de desenvolvimento sustentável a partir dos saberes tradicionais e as práticas culturais desenvolvidas por pequenos agricultores e suas famílias, no cultivo da mandioca e produção de farinha na comunidade pesquisada.
Description: LIMA, Liliane Araújo. Saberes tradicionais e práticas culturais no cultivo da mandioca e produção de farinha em uma comunidade litorânea, do Ceará, Brasil. 2021. 68 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2066
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIANE ARAÚJO LIMA Disser.pdfLILIANE ARAÚJO LIMA Disser.pdf2,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.