Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2069
Título: Sistema de aquaponia integrada com energia solar fotovoltaica: uma alternativa econômica para comunidades rurais
Autor(es): Moura, Túlio Pinheiro
Palavras-chave: Energia solar
Água - experiências
Comunidades rurais
Data do documento: 2021
Citação: MOURA, T. P. (2021)
Resumo: O objetivo do trabalho foi desenvolver um sistema de aquaponia integrada com energia solar fotovoltaica como uma alternativa para comunidades rurais. O trabalho foi desenvolvido no município de Aracoiaba, no qual foi construído um sistema de aquaponia do tipo NFT (Nutrient Film Technique) implantado com itens alternativos, num espaço de 63 m² onde foram construídos dois tanques com capacidade de 2 m³ para criação de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) e 16,0 m² de bancada hidropônica para o cultivo de alface (Lactuca sativa L.). A densidade de estocagem foi de 55 peixes/m³, com peso médio dos alevinos de 10 g revertidos sexualmente. Além disso, foi implantado um sistema de energia solar para atender a demanda energética do sistema. Diante do exposto, o presente trabalho busca contribuir para o estudo e desenvolvimento de um sistema de aquaponia de baixo custo com energia solar fotovoltaica, para verificar a viabilidade financeira do sistema em uma aplicação rural que servirá de auxílio em tomada de decisão para produtores rurais.
Descrição: MOURA, Túlio Pinheiro. c. 2021. 88 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2069
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TÚLIO PINHEIRO MOURA Dissert.pdfTÚLIO PINHEIRO MOURA Dissert.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.