Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2073
Título: Simetrias e transformações isométricas nas resoluções de Problemas
Autor(es): Lopes, Marcos Paulo Barros
Palavras-chave: Simetrias
Isometrias
Geometria
Ensino de Matemática
Data do documento: 1-Jan-2021
Citação: LOPES, M. P. B. (2021)
Resumo: O principal objetivo deste estudo é uma melhor e maior compreensão da Geometria Euclidiana Plana e Espacial para buscar interpretações mais simplórias e apenas visuais das simetrias e transformações isométricas e aplicá-las nas demonstrações de teoremas, resoluções de problemas e nas metodologias pedagógicas dos Ensinos Básico e Superior, facilitando, assim, o processo de ensino e aprendizagem. O estudo é feito sob uma visão holística da simetria e transformações isométricas nas artes, na beleza, na música, na Álgebra, na Geometria e na abordagem de questões de Olímpiadas, de vestibulares em geral, principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também em questões do Exame Nacional de Qualificação (ENQ) ligado ao PROFMAT. Aborda-se, na medida do possível, não só as simetrias e as transformações isométricas com e sem as formalidades usuais tanto da Álgebra quanto da Geometria, mas também como uma ferramenta de aprendizagem que pode encantar os alunos.
Descrição: LOPES, Marcos Paulo Barros. Simetrias e transformações isométricas nas resoluções de Problemas. 2021. 115 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2073
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS PAULO BARROS LOPES Dissertação.pdfMARCOS PAULO BARROS LOPES Dissertação.pdf6,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.