Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2081
Título: Trajetórias de longevidade escolar e disposições sociais de estudantes negros/as cotistas dos cursos de graduação da Unilab
Autor(es): Oliveira, Francisco Érick de
Palavras-chave: Ensino superior - Aspectos sociais - Brasil
Cotas étnico-raciais no ensino superior
Longevidade escolar
Disposições sociais
Data do documento: 28-Jan-2019
Citação: OLIVEIRA, F. E. (2019)
Resumo: O objetivo central deste trabalho é analisar, em escala individual, a longevidade escolar de sete estudantes negros/as (quilombola e pardos) cotistas ingressos/as na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) via Sistema de Seleção Unificada (SISU), por meio das vagas reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, oriundos/as de escolas públicas (Lei nº. 12.711, de 29 de agosto de 2012). Tencionamos a reconstrução de suas disposições sociais, com ênfase nas configurações familiares e suas relações de interdependência com a escolarização formal. A proposta se situa em uma esteira de debates que recorrem à relação família-escola como fator de explicação do sucesso ou do fracasso escolares e os dados dela resultantes são potencialmente especiais por efeito do universo empírico e do destaque aos marcadores sociais étnico-raciais, pouco considerados pela literatura pertinente. A primeira aproximação com os/as estudantes se efetivou por meio de um questionário socioeconômico e cultural que nos proporcionou conhecer superficialmente os perfis individuais e familiares do grupo, abrindo espaço para o planejamento da etapa principal que se desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas e em profundidade. Desta forma, pudemos identificar um conjunto de configurações que possibilitaram a produção, potencialização e/ou transferência de disposições de longevidade, tais como a influência e apoio majoritariamente maternos, fortemente engajados no reconhecimento da educação como oportunidade de mobilidade social; a construção de relações de significado prático e positivo com a escola; o trabalho docente afetivamente engajado; a imersão em atividades culturais, científicas e intelectuais extraescolares no ensino fundamental e ensino médio; o ingresso no ensino médio profissionalizante e em tempo integral; e morais domésticas organizadas em torno da educação e da escola.
Descrição: OLIVEIRA, Francisco Érick de. Trajetórias de longevidade escolar e disposições sociais de estudantes negros/as cotistas dos cursos de graduação da Unilab. 2019. 173 p. . Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2081
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA Dissertação.pdfFRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA Dissertação.pdf15,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.