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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Jean Carlos Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T13:07:45Z | - |
dc.date.available | 2021-07-02T13:07:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-04 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, J. C. B. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2082 | - |
dc.description | SOUSA, Jean Carlos Barbosa de. Identidade e alteridade na escola: análise do Projeto "Raízes do Brasil: A Formação do Povo Brasileiro" enquanto prática pedagógica interdisciplinar na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dona Creusa do Carmo Rocha. 2019. 120 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é analisar os discursos de professores e estudantes da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha que participaram do projeto “Raízes do Brasil: a formação do povo brasileiro", a fim de verificar as repercussões desse projeto pedagógico na construção discursiva de suas identidades e subjetividades dentro do ambiente escolar. Buscou-se identificar as relações de poder entre os discursos dos professores e estudantes que legitimam saberes e interferem na construção de suas subjetividades e identidades, assim como verificar quais seriam as barreiras epistemológicas mais resistentes para as práticas interdisciplinares e interculturais na escola. O referencial teórico-metodológico escolhido foi a análise arqueogenealógica do discurso a partir de Foucault. Para a construção dos dados usados foram operacionalizadas as técnicas de: i) pesquisa bibliográfica; ii) pesquisa documental, a partir do Manual da Tecnologia Empresarial Socio-Educacional (TESE) e do Projeto PolíticoPedagógico (PPP) da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha; iii) observação participante; iv) aplicação de questionário; e v) entrevistas semi-estruturadas. Com uma perspectiva interdisciplinar, a presente pesquisa seguiu sua metodologia por meio de diálogos entre algumas áreas das ciências humanas. Constatou-se que a práxis pedagógica intercultural foi capaz de estimular uma abertura para rompimento com a epistemologia colonial na escola pesquisada, a partir dos diálogos entre as identidades de professores e estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Intercuturalidade | pt_BR |
dc.title | Identidade e alteridade na escola: análise do Projeto "Raízes do Brasil: A Formação do Povo Brasileiro" enquanto prática pedagógica interdisciplinar na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dona Creusa do Carmo Rocha | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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