Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2090
Título: Políticas linguísticas para o português
Título(s) alternativo(s): avanços e desafios no Timor-Leste
Autor(es): Ferreira, Crisna Batista da Silva
Palavras-chave: Política linguística
língua portuguesa
Timor-Leste
Data do documento: 4-Abr-2019
Citação: FERREIRA, C. B. S. (2019)
Resumo: O presente trabalho visa analisar as políticas linguísticas para o português no Timor-Leste, país asiático de língua oficial portuguesa. Sendo assim, a pesquisa estabelece como objetivos específicos: evidenciar a situação sociolinguística como fator determinante para a situação do português no Timor-Leste e analisar as políticas linguísticas existentes para o português e suas condicionantes. Para tanto, elaboramos um questionário que foi aplicado com ex- alunos timorenses da UNILAB. Para análise das políticas linguísticas, usamos como fundamentação os trabalhos de Albuquerque (2010), Batoréo (2007), Carneiro (2010), Calvet (2007) e Oliveira (2007, 2013). Quanto a metodologia utilizada, é possível classificar esta investigação como exploratória e bibliográfica. A partir dos dados levantados, especialmente nos depoimentos dos entrevistados, percebe-se o reconhecimento do português, porém seu uso ainda é restrito a atividades administrativas, de ensino e jurídicas, ainda foi possível perceber o multilinguismo e o convívio do português com várias outras línguas. Com base na análise das políticas linguísticas, verifica-se um avanço significativo do português no processo de (re) introdução da língua no território timorense.
Descrição: FERREIRA, Beroni Makuiza. Políticas linguísticas para o português: avanços e desafios no Timor-Leste. 2019. 21 f. Artigo(Graduação) - Curso de Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura - ILL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2090
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crisna Batista da Silva Ferreira_Artigo.pdf2019_art_cbsferreira.pdf299,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.