Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2091
Título: Breve reflexão sobre o programa Mais Médicos na Atenção Básica: revisão de literatura
Autor(es): Souza, Renata França Baião
Palavras-chave: Atenção Básica a Saúde da Família
Programa Mais Médicos
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data do documento: 14-Nov-2018
Citação: SOUZA, R. F. B. (2018)
Resumo: O objetivo dessa revisão integrativa foi analisar a produção cientifica acerca do Programa Mais Médicos na Atenção Básica brasileira. Foi realizada busca nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico utilizando para pesquisa o termo “Mais Médicos” e como descritores Atenção Primaria a Saúde. Das 35 referencias captadas 10 atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram coletados entre os meses de agosto a outubro. Surgiram as seguintes categorias: Análise histórica das políticas de Atenção Primária no Brasil, com ênfase na Estratégia Saúde da Família (ESF) e no Programa Mais Médicos (PMM). Para efetivação dessa revisão integrativa realizaram-se estudos de documentos e dados secundários oficiais, bem como de produção bibliográfica sobre esse tema. Constatou-se que houve consolidação da Atenção Primária como alternativa para o cuidado em saúde para grande parte da população do Brasil. Observaram-se, contudo, entraves estruturais que têm comprometido a efetividade e a sustentabilidade dessa política. Identificou-se que estes obstáculos decorrem, principalmente, do financiamento insuficiente e de modalidades de planejamento e de gestão ineficientes. O Programa Mais Médicos ampliou a cobertura assistencial e tornou mais equitativa a distribuição de médicos na Atenção Básica, não conseguindo, entretanto, resolver problemas estruturais do sistema público.
Descrição: SOUZA, Renata França Baião. Breve reflexão sobre o programa Mais Médicos na Atenção Básica: revisão de literatura. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2091
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_renatasouza.pdf2018_mono_renatasouza.pdf200,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.