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dc.contributor.authorMoura, Lucinélia Lima de-
dc.date.accessioned2021-07-14T17:54:30Z-
dc.date.available2021-07-14T17:54:30Z-
dc.date.issued2021-04-13-
dc.identifier.citationMOURA, L. L. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2104-
dc.descriptionMOURA, Lucinélia Lima de. Os desafios da alfabetização e o ensino remoto no contexto da pandemia do Covid 19. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa se propõe a discutir e problematizar sobre os processos educacionais que ocorreram através do ensino remoto provocado pela pandemia do COVID 19 no ano de 2020, com destaque para o período da alfabetização. Analisamos os desafios enfrentados por professores, pelas famílias e pelas crianças que frequentaram algumas escolas de ensino fundamental I das redes públicas e particulares do Recôncavo Baiano e municípios adjacentes. Por meio de 48 questionários aplicados via Google forms e e-mail, foi possível perceber o quanto o ensino remoto desafiou os professores, alunos, pais e responsáveis no que diz respeito ao uso de novas tecnologias digitais. Nesse cenário pandêmico de distanciamento social e medidas protetivas contra a disseminação do COVID 19, esses cuidados foram necessários para preservar a vida das pessoas, com isso os recursos pedagógicos utilizados no processo de escolarização, em especial na alfabetização das crianças, sofreram mudanças e adaptações para que o processo de ensino-aprendizagem não deixasse acontecer durante o ensino remoto. No entanto, constatamos o agravamento da precarização das condições de trabalho dos profissionais da educação diante da pouca infraestrutura para ministrarem suas aulas, aumentando o fosso provocado pelas desigualdades sociais, agravado pela falta de acesso às tecnologias digitais da maioria dos alunos. Constatamos, por fim, que esse fenômeno de saúde pública, somado à falta de estrutura tecnológica das redes públicas municipais para ministrar aulas no formato de ensino remoto, bem como pela falta de acesso das famílias aos meios digitais, prejudicou profundamente a etapa do processo de alfabetização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização - Recôncavo (BA)pt_BR
dc.subjectCovid-19 (Doença) - Recôncavo (BA)pt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Recôncavo (BA)pt_BR
dc.titleOs desafios da alfabetização e o ensino remoto no contexto da pandemia do Covid 19pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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