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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moura, Lucinélia Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T17:54:30Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T17:54:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, L. L. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2104 | - |
dc.description | MOURA, Lucinélia Lima de. Os desafios da alfabetização e o ensino remoto no contexto da pandemia do Covid 19. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa se propõe a discutir e problematizar sobre os processos educacionais que ocorreram através do ensino remoto provocado pela pandemia do COVID 19 no ano de 2020, com destaque para o período da alfabetização. Analisamos os desafios enfrentados por professores, pelas famílias e pelas crianças que frequentaram algumas escolas de ensino fundamental I das redes públicas e particulares do Recôncavo Baiano e municípios adjacentes. Por meio de 48 questionários aplicados via Google forms e e-mail, foi possível perceber o quanto o ensino remoto desafiou os professores, alunos, pais e responsáveis no que diz respeito ao uso de novas tecnologias digitais. Nesse cenário pandêmico de distanciamento social e medidas protetivas contra a disseminação do COVID 19, esses cuidados foram necessários para preservar a vida das pessoas, com isso os recursos pedagógicos utilizados no processo de escolarização, em especial na alfabetização das crianças, sofreram mudanças e adaptações para que o processo de ensino-aprendizagem não deixasse acontecer durante o ensino remoto. No entanto, constatamos o agravamento da precarização das condições de trabalho dos profissionais da educação diante da pouca infraestrutura para ministrarem suas aulas, aumentando o fosso provocado pelas desigualdades sociais, agravado pela falta de acesso às tecnologias digitais da maioria dos alunos. Constatamos, por fim, que esse fenômeno de saúde pública, somado à falta de estrutura tecnológica das redes públicas municipais para ministrar aulas no formato de ensino remoto, bem como pela falta de acesso das famílias aos meios digitais, prejudicou profundamente a etapa do processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização - Recôncavo (BA) | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 (Doença) - Recôncavo (BA) | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância - Recôncavo (BA) | pt_BR |
dc.title | Os desafios da alfabetização e o ensino remoto no contexto da pandemia do Covid 19 | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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