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dc.contributor.authorRamos, Ramon Fernandes-
dc.date.accessioned2021-08-02T17:17:49Z-
dc.date.available2021-08-02T17:17:49Z-
dc.date.issued2019-01-30-
dc.identifier.citationRAMOS, R. F. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2118-
dc.descriptionRAMOS, Ramon Fernandes. Marcas da LGBTfobia na escola: análise de histórias orais de alunos/as GBTT em uma escola da periferia de Fortaleza. 2019. 151 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA LGBTfobia é um problema sério que está presente nas escolas brasileiras, sobretudo nas escolas públicas. Nesse contexto, alunos LGBTs são forçados a abandonar a escola e ao mesmo tempo são apresentados como alunos evadidos ou transferidos. Ao discutir esse tema, este trabalhou buscou analisar a LGBTfobia como realidade de uma escola da periferia de Fortaleza. Para isso, a pesquisa consistiu em três fases, a saber: (i) experiências, registros e vivências do pesquisador participante; (ii) leitura dos documentos escolares e construção do arcabouço teórico-metodológico e (iii) exame dos posicionamentos, condições e experiências de vida, revelados pelo(a)s sujeito(a)s participantes nos discursos de narrativas e trajetórias em enfrentamento à LGBTfobia no contexto da escola. A análise dos dados da pesquisa e seus resultados evidenciam que, para o estudo proposto, a LGBTfobia apresenta marcas bem nítidas dentro do processo educativo e do convívio escolar, sentidas especificamente por aluno(a)s que desafiam as normas vigentes quanto à sexualidade e aos padrões de identidade e comportamento de gênero. Recorrentes sentimentos de exclusão, negação e apagamento existenciais e institucionais são camuflados e segmentados para outros aspectos do contexto escolar e, por isso, não contabilizados nas estatísticas da evasão e do fracasso escolar de estudantes LGBTs. As vítimas de violências LGBTfóbicas, nesse contexto, são silenciadas e muitas vezes impedidas de compreender a própria realidade. Dessa forma, a principal marca que a LGBTfobia corrobora, ou seja, a exclusão de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgêneros, acaba sendo desviada ou mascarada por questões como o desinteresse ou a inaptidão do(a)s aluno(a)s LGBTs. Os resultados da pesquisa permitem, então, observar, para além das estatísticas genéricas de evasão e fracasso escolar, aspectos e nuances que o(a)s estudantes LGBTS especificamente enfrentam dentro da escola pesquisada, pelo simples fato de serem sujeito(a)s cujas identidades e orientações sexuais destoam dos padrões heteronormativos de nossa sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLGBTfobiapt_BR
dc.subjectDiscursos e práticas escolarespt_BR
dc.subjectViolência e exclusãopt_BR
dc.titleMarcas da LGBTfobia na escola: análise de histórias orais de alunos/as GBTT em uma escola da periferia de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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