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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ramos, Ramon Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T17:17:49Z | - |
dc.date.available | 2021-08-02T17:17:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, R. F. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2118 | - |
dc.description | RAMOS, Ramon Fernandes. Marcas da LGBTfobia na escola: análise de histórias orais de alunos/as GBTT em uma escola da periferia de Fortaleza. 2019. 151 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A LGBTfobia é um problema sério que está presente nas escolas brasileiras, sobretudo nas escolas públicas. Nesse contexto, alunos LGBTs são forçados a abandonar a escola e ao mesmo tempo são apresentados como alunos evadidos ou transferidos. Ao discutir esse tema, este trabalhou buscou analisar a LGBTfobia como realidade de uma escola da periferia de Fortaleza. Para isso, a pesquisa consistiu em três fases, a saber: (i) experiências, registros e vivências do pesquisador participante; (ii) leitura dos documentos escolares e construção do arcabouço teórico-metodológico e (iii) exame dos posicionamentos, condições e experiências de vida, revelados pelo(a)s sujeito(a)s participantes nos discursos de narrativas e trajetórias em enfrentamento à LGBTfobia no contexto da escola. A análise dos dados da pesquisa e seus resultados evidenciam que, para o estudo proposto, a LGBTfobia apresenta marcas bem nítidas dentro do processo educativo e do convívio escolar, sentidas especificamente por aluno(a)s que desafiam as normas vigentes quanto à sexualidade e aos padrões de identidade e comportamento de gênero. Recorrentes sentimentos de exclusão, negação e apagamento existenciais e institucionais são camuflados e segmentados para outros aspectos do contexto escolar e, por isso, não contabilizados nas estatísticas da evasão e do fracasso escolar de estudantes LGBTs. As vítimas de violências LGBTfóbicas, nesse contexto, são silenciadas e muitas vezes impedidas de compreender a própria realidade. Dessa forma, a principal marca que a LGBTfobia corrobora, ou seja, a exclusão de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgêneros, acaba sendo desviada ou mascarada por questões como o desinteresse ou a inaptidão do(a)s aluno(a)s LGBTs. Os resultados da pesquisa permitem, então, observar, para além das estatísticas genéricas de evasão e fracasso escolar, aspectos e nuances que o(a)s estudantes LGBTS especificamente enfrentam dentro da escola pesquisada, pelo simples fato de serem sujeito(a)s cujas identidades e orientações sexuais destoam dos padrões heteronormativos de nossa sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | LGBTfobia | pt_BR |
dc.subject | Discursos e práticas escolares | pt_BR |
dc.subject | Violência e exclusão | pt_BR |
dc.title | Marcas da LGBTfobia na escola: análise de histórias orais de alunos/as GBTT em uma escola da periferia de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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