Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2123
Título: Análise de conteúdo dos elementos estruturais de um diagnóstico de enfermagem: atraso do desenvolvimento do lactente.
Autor(es): Mariano, Samara Pereira Souza
Palavras-chave: Enfermagem - Lactente
Deficências do desenvolvimento
Crescimento e Desenvolvimento
Lactante
Data do documento: 12-Mar-2019
Citação: MARIANO, S. P. S. (2019)
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar com juízes o conteúdo dos elementos estruturais do fenômeno atraso do desenvolvimento do lactente. Estudo metodológico realizado em duas etapas: análise de conceito e análise de conteúdo por juízes. A análise de conceito ocorreu no período de maio de 2017 a setembro de 2018, seguindo as oito etapas do modelo de Walker e Avant subsidiadas pela Revisão Integrativa da literatura pela proposta de Mendes, Silveira e Galvão. As bases de dados pesquisadas foram SCOPUS, PubMed, LILACS, Science Direct, Web of Science e o periódico Journal Human Growth and Development. Foram utilizados os seguintes descritores: Growth and Development, infant e developmental disabilities; Além destes, foram utilizados as seguintes palavras-chave: delay, psychosocial development; maturational development e cognitive development. Em cada base de dados e periódico foi realizado 5 cruzamentos utilizando os operadores AND e OR. Ao final, foram selecionados 123 estudos que permitiu identificar 3 definições, 4 populações em risco, 19 condições associadas, 4 fatores etiológicos e 12 indicadores clínicos com suas definições conceituais e operacionais, totalizando 40 componentes. A análise de conteúdo, aprovada pelo Comitê de ética em Pesquisa, foi realizada no período de novembro de 2018 a janeiro de 2019, com uma amostra de 22 juízes selecionados previamente de acordo com a proposta de Fehring adaptada para este estudo.
Descrição: MARIANO, Samara Pereira Souza. Análise de conteúdo dos elementos estruturais de um diagnóstico de enfermagem: atraso do desenvolvimento do lactente. 2019. 179 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2123
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMARA PEREIRA SOUZA MARIANO Dissertação.pdfSAMARA PEREIRA SOUZA MARIANO Dissertação.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.