Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2125
Título: Terapia comunitária integrativa: estratégia de promoção da saúde para discentes lusófonos.
Autor(es): Costa, Rachel Lucas da
Palavras-chave: Terapia Comunitária Integrativa
Estudantes universtários
Promoção da saúde
Psicoterapia de grupo
Data do documento: 2019
Citação: COSTA, R. L. (2019)
Resumo: O estudo consiste em investigar o impacto da TCI na promoção da saúde para discentes lusófonos. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, utilizando o método da história oral temática. O processo de coleta de dados se instituiu em três etapas. Na primeira etapa, foram feitos Afro-Brasileira (UNILAB), o convite e a divulgação da realização das rodas de TCI para discentes estrangeiros na tentativa de formar um grupo de alunos. Na segunda etapa, foram realizadas dez sessões de TCI, no período de outubro de 2018 a março de 2019, com 91 sujeitos, no intuito de obter informações sobre inquietações e estratégias de enfrentamento. Na terceira etapa, seguiu-se com a finalização do processo terapêutico, ocasião em que foram entrevistados seis estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que participaram das rodas de TCI e se disponibilizaram a participar. Por meio do formulário foram feitas perguntas semiestruturadas para avaliar as contribuições da TCI na promoção da saúde. O material empírico foi dividido em quatro eixos temáticos, quais sejam: “Da diáspora africana à receptividade no Brasil”, “O ambiente universitário lusófono e seus desafios”, “De onde vem essa força?” e “A Terapia Comunitária Integrativa como local de encontro, descobertas e cuidado”. Identificou-se que todos os estudantes declararam boa receptividade brasileira e que os principais desafios na ambiência universitária se referem à adaptação à cultura, à distância da família, ao medo da violência, à língua portuguesa e ao preconceito. Acredita-se poder evidenciar, neste trabalho, a TCI como um recurso de promoção da saúde, que concilia a construção de redes de apoio social, proporciona mudanças de parâmetros sociais e acredita nas competências de cada sujeito na superação de suas dificuldades. E, ainda, pode-se apreender, a partir dos depoimentos orais, que diversas foram as mudanças que ocorreram no cotidiano de estudantes estrangeiros. Houve uma melhor compreensão de si e do outro e a estratégia pôde viabilizar autoestima e empoderamento pessoal, reconhecendo seu potencial de transformação a nível individual. Foi possível consolidar vínculos com a família e melhorar aspectos, como lazer e espiritualidade. Pôde, também, estabelecer, na universidade, um espaço de apoio, criando condições e convívio entre contextos culturais e sociais distintos. O projeto teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNILAB.
Descrição: COSTA, Rachel Lucas da. Terapia comunitária integrativa: estratégia de promoção da saúde para discentes lusófonos. 2019. 99 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2125
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RACHEL LUCAS DA COSTA Dissert.pdfRACHEL LUCAS DA COSTA Dissert.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.