Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2127
Título: A configuração da caixa alta na sentença como um elemento para o estudo da apresentação de si no Facebook
Autor(es): Silva, Estela Maria Souza
Palavras-chave: Construção de si
Facebook
Interação
Polêmica
Data do documento: 13-Dez-2017
Citação: SILVA, E. M. S. (2017)
Resumo: O presente trabalho consiste em estudar a construção de si dos sujeitos nas redes sociais da web, especificamente no Facebook, tendo como principal objetivo explicar a construção da fachada dos políticos a partir da utilização da caixa alta em suas postagens, enfatizando aspectos como aposição do termo em caixa altana sentença e relação desta com os outros elementos da postagem, assim como o uso da caixa alta nos comentários relativos à postagem, como modo de aprovação ou ameaça à fachada construída. Para tanto, construímos um referencial teórico com base em reflexões de autores que tratam da linguagem na web (RAJAGOPALAN, 2013; PROCÓPIO; ARAÙJO, 2007; CARVALHO; KRAMER, 203), de interação (GOFFMAN, 1978 apud FREITAS, 2015; COSTA, 2014; SÁ; POLIVANOV, 2012) e dos conceitos de figura e fundo (PEZATTI, 1994). A coleta dos dados foi feita a partir de capturas de tela, realizadas com a ferramenta oferecida pelo sistema operacional Windows, retiradas das páginas da senadora Gleisi Hoffmam e do deputado federal Jair Bolsonaro, de cada uma das quais retiramos 3 postagens de cada, com os respectivos comentários. Ocultamos as identidades dos comentadores, deixando apenas um elemento que pudesse identificá-los e assim facilitasse a nossa descrição. Após as análises, podemos afirmar que a maioria das postagens que usam a caixa alta o fazem na primeira posição da sentença, enfatizando os elementos que aparecem como figura, o que configura uma fachada de firmeza e veemência, compartilhada tanto pelos autores da postagem quanto pelos sujeitos que as comentam.
Descrição: SILVA, Estela Maria Souza da. A configuração da caixa alta na sentença como um elemento para o estudo da apresentação de si no Facebook. 31f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2127
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTELA MARIA SOUZA DA SILVA TCC Artigo.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.