Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2136
Título: Conhecimento e atitude de gestantes usuárias do facebook sobre a escolha da via de parto.
Autor(es): Oliveira, Isabelly Gomes de.
Palavras-chave: Parto
Conhecimentos - Atitudes e práticas em saúde
Data do documento: 26-Fev-2019
Citação: OLIVEIRA, I. G. (2019)
Resumo: Objetivou-se verificar o conhecimento e a atitude de gestantes usuárias da mídia social Facebook® sobre a escolha da via de parto. O estudo foi realizado entre julho de 2018 e janeiro de 2019, por meio das seguintes etapas: 1) construção do questionário; 2) validação de conteúdo com especialistas; 3) seleção de páginas do Facebook® com conteúdo sobre parto; 4) teste piloto, 5) recrutamento das participantes do estudo; 6) e aplicação do questionário (exceto do Domínio “práticas”). A primeira etapa deu-se após revisão de literatura, definição do tema, dos domínios e das questões. Para validação de conteúdo, foram selecionados especialistas que atendessem a critérios pré-estabelecidos, com base no modelo proposto por Fehring (1994) e adotou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de no mínimo, 0,8. Para o teste piloto e aplicação do questionário com o público alvo a amostragem foi do tipo convencional. A versão final do questionário foi composta por cinco domínios e 55 questões. Os dados da pesquisa foram analisados por meio do programa Epi Info™, versão 7.2.1.0. Sete especialistas validaram o conteúdo, com predominância do sexo feminino, mestres, que exerciam atividades em Instituições de Ensino Superior, considerando o questionário como adequado (IVC = 0,9). Suas recomendações foram acatadas sempre que possível. Sequencialmente, o questionário foi indexado no Google Forms®. Oito páginas do Facebook® foram selecionadas, e realizou-se o teste piloto com dez gestantes. Verificou-se ausência de falhas na execução do questionário e poucas dúvidas quanto à linguagem. Participaram da aplicação do CAP 37 mulheres. Verificou-se que a maior parte residia na região Sudeste (56,75%), possuíam média de idade de 28,62 anos (DP = 5,76), 15 ou mais anos de estudo (83,78%), exerciam atividade remunerada (83,68), renda familiar mensal entre seis e dez salários mínimos (48,65%; média: 6.313,00; DP = 4,062,09), e se autodeclararam brancas (75,68%). 56,76% eram multigestas (Média de 2,71 gestações), 72,97% tinham o médico como profissional responsável pelo atendimento. Com relação ao conhecimento, a média índice de acertos sobre as vias de parto foi satisfatória, exceto na categoria de mulheres com ≤ 14 anos de estudo.
Descrição: OLIVEIRA, Isabelly Gomes de. Conhecimento e atitude de gestantes usuárias do facebook sobre a escolha da via de parto. 2019. 135 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2136
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELLY GOMES DE OLIVEIRA Dissertação .pdfISABELLY GOMES DE OLIVEIRA Dissertação .pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.