Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2141
Título: Experiência de cárie e seus fatores de risco de acadêmicos recém-ingressos a uma universidade de cunho internacional.
Autor(es): Cruz, Gabriela Silva.
Palavras-chave: Saúde bucal
Estudantes
Índice CPOD
Data do documento: 28-Dez-2018
Citação: CRUZ, G. S. (2018)
Resumo: A pesquisa objetivou avaliar a experiência de cárie e seus fatores determinantes e modificadores de acadêmicos recém-ingressos a uma universidade de cunho internacional. Trata-se de um estudo transversal, analítico e quantitativo, realizado entre 2017 e 2018, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com acadêmicos provenientes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Foi aplicado um questionário, abordando as temáticas: aspectos socioeconômicos e demográficos; autopercepção e hábitos de higiene oral; comportamentos em saúde bucal e dieta cariogênica. Foram quantificados os dentes cariados, perdidos e obturados (Índice CPOD) e o pH salivar. Foi feita a coleta da microbiota oral para isolamento e identificação de Candida spp. e teste de susceptibilidade a antifúngicos. Os dados foram organizados no Excel for Windows e analisados no programa estatístico Epi Info. Foram empregados os Testes Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, de acordo com a sua aplicabilidade, admitindo-se um nível de significância de p < 0,05.
Descrição: CRUZ, Gabriela Silva. Experiência de cárie e seus fatores de risco de acadêmicos recém-ingressos a uma universidade de cunho internacional. 2018. 126 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2141
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA SILVA CRUZ Dissertação.pdfGABRIELA SILVA CRUZ Dissertação.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.