Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2147
Title: Quantificação de compostos macroantioxidantes presentes no bagaço de uvas proveniente da indústria vinícola no Vale do São Francisco.
Authors: Lima, Antônio Maurício Sousa.
Keywords: Compostos fenólicos
Antioxidantes
Macroantioxidantes
Uvas
Issue Date: 28-Aug-2019
Abstract: Nesse estudo foi avaliado o bagaço industrial proveniente de duas vinícolas instaladas no Vale do São Francisco, foram analisadas, cascas e sementes das cultivares Alicante Bouschet, Egiodolla, Tempranillo, Touriga Nacional e Syrah. As amostras foram submetidas a análises por meio de metodologias já consagradas. Os bagaços de cascas e sementes foram submetidos a análises para determinação de polifenóis extraíveis totais, estimados pelo método FolinCiocalteau, tiveram a determinação da atividade antioxidante, quantificada pelo método de captura do radical livre Ácido 2,2` - azino-bis (3-etilbenzotiazolina-6-sulfônico) - ABTS e por fim foram determinados os conteúdos macroantioxidantes utilizando técnicas espectrofotométricas. Estudos recentes têm demostrado que as substâncias macroantioxidantes possuem efeito positivo no organismo, especialmente por favorecerem a saúde do trato intestinal. As amostras pesquisadas eram secas (liofilizadas), nessa condição os resultados obtidos foram significativos, os polifenóis extraíveis encontrados na casca e semente da cultivar Egiodolla no 2º ciclo produtivo, foram respectivamente 466,33 e 470,90 mg GAE/100g. A atividade antioxidante da casca da cultivar Alicante Bouschet no 1º ciclo foi superior com valor de 113,46 µM Trolox/100g, e na semente a atividade antioxidante foi superior na cultivar Egiodolla no 2º ciclo, resultou num total de e 22,51 µM Trolox/100g. O teor de antioxidantes macromoleculares foi superior na casca da Alicante Bouschet 1º ciclo, 601,21 mg/100g e nas sementes de Tempranillo 1º ciclo, 615,07 mg/100g. Os compostos macroantioxidantes disponíveis nos resíduos das uvas analisadas foram expressivos, pois contém altos valores nutricionais que podem ser incorporados pela indústria alimentícia na formulação de produtos diversos.
Description: LIMA, Antônio Maurício Sousa. Quantificação de compostos macroantioxidantes presentes no bagaço de uvas proveniente da indústria vinícola no Vale do São Francisco. 2019. 72 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2147
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIO MAURÍCIO SOUSA LIMA Dissert..pdfANTÔNIO MAURÍCIO SOUSA LIMA Dissert..pdf692,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.