Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2151
Título: APA da Serra de Baturité: Um estudo da Sustentabilidade ambiental do município de Guaramiranga através da Pegada Ecológica.
Autor(es): Andrade, Panicalli Silva.
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental
Pegada ecológica
Preservação ambiental
Consiência ambiental
Data do documento: 28-Dez-2018
Citação: ANDRADE, P. S. (2018)
Resumo: A presente pesquisa elencou como objetivo geral realizar a mensuração do desenvolvimento sustentável do município de Guaramiranga através da metodologia da Pegada Ecológico. Como ideia associada a esse objetivo geral buscou-se contribuir com os esforços científicos para a conservação da biodiversidade, beleza cênica e riqueza sociocultural presente na serra de Baturité, notadamente no território pertencente à Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité. Antigas dinâmicas socioeconômicas que foram implementadas no território da serra de Baturité, com especial relevo para as atividades agropecuárias e, mais recentemente, para o incremento de atividades vinculadas ao turismo e a implantação de um grande número de segundas residências, estão pressionando negativamente os ecossistemas e serviços ecossistêmicos presentes na biota serrana. Nesse sentido, faz-se necessário a discussão e encontro de soluções teóricas e metodológicas capazes, mesmo que não de maneira absoluta, a oferecer caminhos para o alcance do desenvolvimento sustentável, tanto na sua esfera econômica, social e ambiental. A ausência ou insuficiência de indicadores de sustentabilidade que sejam capazes de ofertar, de maneira objetiva e fácil leitura, informações para os gestores públicos, colabora de maneira definitiva para o fracasso na implementação das premissas básicas do desenvolvimento sustentável. Isso é particularmente grave quando se pensa que as serras úmidas presentes no Estado do Ceará se configuram como verdadeiros oásis em meio a uma predominância quase que absoluta das condições de semiaridez. Considerando esse contexto a metodologia da pegada ecológica se apresenta como ferramenta potencialmente capaz de indicar diretrizes para a consolidação de um programa mais amplo e de mais longo prazo para a consecução de premissas de desenvolvimento, com foco na dinâmica urbana, mais sustentável.
Descrição: ANDRADE, Panicalli Silva. APA da Serra de Baturité: Um estudo da Sustentabilidade ambiental do município de Guaramiranga através da Pegada Ecológica. 2018. 94 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2151
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Panicalli Silva Andrade - Dissertação.pdfPanicalli Silva Andrade - Dissertação.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.