Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2152
Title: Políticas públicas de acesso à água e produção de alimentos: os impactos das cisternas no município de Ibaretama, Sertão Central, Ceará.
Authors: Silva, Maria Elanny Damasceno.
Keywords: Água - Uso - Política governamental - Brasil
Programa Cisternas
Programa P1 + 2
Sustentabilidade
Issue Date: 9-Nov-2018
Citation: SILVA, M. E. D. (2018)
Abstract: Neste sentido, o objetivo foi avaliar os impactos e a satisfação dos usuários com o Programa Cisternas no município de Ibaretama-CE. A metodologia empregada é de abordagem quali/quantitativa com procedimento descritivoexploratório do tipo estudo de caso. O número amostral de 123 entrevistados foi designado com base na amostragem probabilística aleatória simples, que tinha como referência o quantitativo de tecnologias construídas pela Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA) nos anos de 2009 a 2015 e dividido em duas categorias de beneficiários (71 famílias vinculadas às cisternas de primeira água e 52 participantes com tecnologias de segunda água). O instrumento utilizado foi o formulário de entrevista aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNILAB. Utilizou-se de planilhas eletrônicas e gráficos na sistematização das informações. Foi constatado predominante satisfação das famílias de Ibaretama quanto à saúde, acesso à água e comodidade, além da criação e ampliação de produção de hortifrutigranjeiros e animais. Conclui-se que apesar das falhas na estrutura das cisternas e a capacidade de armazenamento não suportar estiagens prolongadas às famílias notavelmente estão satisfeitas. O Programa Cisternas não obteve total efetividade na redução de limitações hídricas no município, mas para isso têm os demais programas existentes que atuam entre si resultando na garantia de sustentabilidade na região.
Description: SILVA, Maria Elanny Damasceno. Políticas públicas de acesso à água e produção de alimentos: os impactos das cisternas no município de Ibaretama, Sertão Central, Ceará. 2018. 113 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2152
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ELANNY DAMASCENO SILVA Dissertação.pdfMARIA ELANNY DAMASCENO SILVA Dissertação.pdf4,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.