Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2164
Title: Quilombo e sustentabilidade - uma análise da preservação da sociobiodiversidade na Serra do Evaristo em Baturité-Ceará.
Authors: Silva, Marcos Antônio da.
Keywords: Saúde mental
Cárcere
Saúde
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, M. A. (2017)
Abstract: Este estudo teve como objetivo nortear um conjunto de diretrizes que poderão viabilizar projetos sociais no futuro e contribuir para o fortalecimento de uma rotina de preservação e conservação do quilombo. Metodologia: a caracterização das condições da sociobiodiversidade da comunidade foi obtida por meio de entrevista estruturada com a utilização do questionário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), aplicado com os moradores da localidade. Em consonância com esta abordagem, a pesquisa desenvolvida se caracteriza como de cunho qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva, realizada através de pesquisa bibliográfica e de campo, tendo a preocupação de compreender o universo de sentido, significado, representações, valores e comportamentos, não podendo ser reduzida à operacionalização de variáveis. Desta forma, a pesquisa bibliográfica buscou dialogar com autores que trabalham a temática, e a pesquisa de campo permitiu captar o significado, o discurso e a representação presentes nos depoimentos dos moradores do quilombo. Para investigar tal problemática social tornou-se válido buscar as redes de relações e significados que incidem sobre o objeto em questão, tendo como ponto de partida a história social dos problemas, dos objetivos e dos conceitos, como condição para escapar das armadilhas dos objetos pré-construídos. Isso nos forneceu condições para uma melhor avaliação da sustentabilidade de sua biodiversidade cultural e social a partir da análise dos questionários aplicados aos moradores internos. Resultados mais importantes: ficou evidenciado ao final da pesquisa que grande parte dos moradores apresentam dificuldades de se sustentar no quilombo em virtude da ausência de tecnologias sustentáveis na agricultura e em seu cultivo e da grande especulação imobiliária que causa desmatamento e danos ao meio ambiente do quilombo.
Description: SILVA, Marcos Antônio da. Quilombo e sustentabilidade - uma análise da preservação da sociobiodiversidade na Serra do Evaristo em Baturité-Ceará. 2017 85 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2164
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Marcos Silva 06082021.pdfDissertação Marcos Silva 06082021.pdf979,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.