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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Taraves, Josiara Gurgel. | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T12:19:08Z | - |
dc.date.available | 2021-08-06T12:19:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2166 | - |
dc.description | TAVARES, Josiara Gurgel. Entre o literário e a vivência social: juventudes e práticas leitoras na contemporaneidade. 2017. 143 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que procurou perceber os sentidos assumidos pelas práticas leitoras de jovens de duas escolas públicas de Fortaleza-CE que leem literatura por iniciativa própria, a saber: Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente – CAIC - Maria Alves Carioca e Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals. Para isso, busquei identificar os textos literários lidos pelos jovens, os elementos de caráter subjetivo-social que mobilizam os interesses literários, assim como conhecer as práticas de leitura literária realizadas pelos mesmos fora do ambiente escolar. A literatura é abordada dentro de uma perspectiva plural, contemplando diferentes gêneros, atos, gestos, como prática construída socialmente, continuamente afetada pelas mudanças sociais. Aproprio-me dos referenciais teóricos apresentados por Roger Chartier, para as questões relativas às práticas de leitura, pelo sociólogo José Machado Pais e educadores Juarez Dayrell e Paulo César Carrano para às questões concernentes às juventudes e por Michel Maffesoli para fundamentar as análises sobre as relações construídas na contemporaneidade, através da noção de socialidade. Com o interesse em me aproximar das vivências juvenis, tenho como hipótese que as relações que os jovens estabelecem com o campo literário revelam elementos desse universo. A ideia de ―conversação‖ se apresenta como método nesta pesquisa, enquanto palavras livres e até silenciadas ocorridas nos encontros casuais com os jovens nos corredores e nas bibliotecas das escolas e nos encontros programados em formato de ―Rodas de Conversa‖. Compõem ainda o percurso metodológico desse estudo, Entrevistas Narrativas e as Notas presentes no Diário de Campo. O entrecruzamento dos saberes teóricos e empíricos apontou neste estudo uma multiplicidade de práticas leitoras e de experiências dos jovens com a literatura que exprimem relações de alteridade diante dos textos que leem encontrando sintonia com a complexidade do que vivenciam. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Livro e leitura | pt_BR |
dc.subject | Juventude - Leitura | pt_BR |
dc.subject | Práticas leitoras | pt_BR |
dc.subject | Socialidades | pt_BR |
dc.title | Entre o literário e a vivência social: juventudes e práticas leitoras na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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