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dc.contributor.authorTaraves, Josiara Gurgel.-
dc.date.accessioned2021-08-06T12:19:08Z-
dc.date.available2021-08-06T12:19:08Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2166-
dc.descriptionTAVARES, Josiara Gurgel. Entre o literário e a vivência social: juventudes e práticas leitoras na contemporaneidade. 2017. 143 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de uma pesquisa que procurou perceber os sentidos assumidos pelas práticas leitoras de jovens de duas escolas públicas de Fortaleza-CE que leem literatura por iniciativa própria, a saber: Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente – CAIC - Maria Alves Carioca e Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals. Para isso, busquei identificar os textos literários lidos pelos jovens, os elementos de caráter subjetivo-social que mobilizam os interesses literários, assim como conhecer as práticas de leitura literária realizadas pelos mesmos fora do ambiente escolar. A literatura é abordada dentro de uma perspectiva plural, contemplando diferentes gêneros, atos, gestos, como prática construída socialmente, continuamente afetada pelas mudanças sociais. Aproprio-me dos referenciais teóricos apresentados por Roger Chartier, para as questões relativas às práticas de leitura, pelo sociólogo José Machado Pais e educadores Juarez Dayrell e Paulo César Carrano para às questões concernentes às juventudes e por Michel Maffesoli para fundamentar as análises sobre as relações construídas na contemporaneidade, através da noção de socialidade. Com o interesse em me aproximar das vivências juvenis, tenho como hipótese que as relações que os jovens estabelecem com o campo literário revelam elementos desse universo. A ideia de ―conversação‖ se apresenta como método nesta pesquisa, enquanto palavras livres e até silenciadas ocorridas nos encontros casuais com os jovens nos corredores e nas bibliotecas das escolas e nos encontros programados em formato de ―Rodas de Conversa‖. Compõem ainda o percurso metodológico desse estudo, Entrevistas Narrativas e as Notas presentes no Diário de Campo. O entrecruzamento dos saberes teóricos e empíricos apontou neste estudo uma multiplicidade de práticas leitoras e de experiências dos jovens com a literatura que exprimem relações de alteridade diante dos textos que leem encontrando sintonia com a complexidade do que vivenciam.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro e leiturapt_BR
dc.subjectJuventude - Leiturapt_BR
dc.subjectPráticas leitoraspt_BR
dc.subjectSocialidadespt_BR
dc.titleEntre o literário e a vivência social: juventudes e práticas leitoras na contemporaneidade.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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