Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2168
Title: Cadê o preto que estava aqui? presença e alocação de escravizados em vila de Acarape e Baturité (1870-1884).
Authors: Farias, Joanna Cavalcante Pinheiro.
Keywords: Escravidão - Ceará
Escravidão - Baturité
Escravizados
Trabalho cativo
Issue Date: 28-Aug-2018
Citation: FARIAS, J. C. P. (2018)
Abstract: o presente trabalho tem como objetivo investigar a presença de cativos negros nas duas cidades e identificar as principais alocações destes nestes ambientes. Para uma melhor contextualização, esta pesquisa determinou o recorte temporário de 1870 até o ano de 1884, que correspondem ao início de uma década de transformações locais e um ano após a emancipação da escravatura na região, que ocorre em datas distintas no ano de 1883. Para a obtenção de resultados, foi-se utilizado como metodologia a investigação em fontes primárias, como livros de batismo, livros de compra e venda de escravizados e inventários, além de um levantamento bibliográfico acerca da temática e jornais da época. De acordo com os resultados, percebeu-se que a escravaria na região era relativamente baixa, se comparada com outros locais da Província, e que este grupo se encontrava, principalmente, mas não somente, com pessoas influentes da região, alocados em serviços domésticos ou agrícolas, quando identificados. Os estudos apontaram que, apesar da baixa quantidade de cativos na Província, a realidade era a mesma das demais regiões do Império. Em vila de Acarape, pioneira na abolição, e Baturité, economicamente importante para o Ceará devido à alta produção de café entre os anos de 1860 e 1870, não era diferente.
Description: FARIAS, Joanna Cavalcante Pinheiro. Cadê o preto que estava aqui? presença e alocação de escravizados em vila de Acarape e Baturité (1870-1884). 2018. 99 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2168
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANNA CAVALCANTE PINHEIRO FARIAS TCC Dissertação.pdfJOANNA CAVALCANTE PINHEIRO FARIAS TCC Dissertação.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.