Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2177
Título: Na junção dos caminhos
Título(s) alternativo(s): poética e engajamento na escrita de Conceição Lima
Autor(es): José, Marlene Arminda Quaresma
Palavras-chave: Conceição Lima
Intelectuais africanas
São Tomé e Príncipe - literatura
Literaturas africanas - Língua Portuguesa
Literatura santomense
Data do documento: 30-Mai-2018
Citação: JOSÉ, M. A. Q. (2018)
Resumo: O presente trabalho propõe contribuir com o campo de estudos sobre as representações das mulheres africanas como intelectuais na contemporaneidade. A pesquisa destaca aspectos do percurso biográfico de Conceição Lima e traços que compõe a elaboração de sua poética sobre as ilhas de São Tomé e Príncipe, buscando evidenciar a enunciação de vozes discursivas presentes na obra “A dolorosa raiz do micondó” (2012). Também buscamos identificar como se constrói um discurso de crítica social nessa obra poética, enfatizando o papel da literatura no despertar do sentimento de pertença do eu poético à nação santomense. Por fim, para a elaboração dessa pesquisa, nos apoiamos nas propostas teórico-críticas de Edward Said (2003), bell hooks (1995), Stuart Hall (2003), entre outros.
Descrição: JOSÉ, Marlene Arminda Quaresma. Na junção dos caminhos: poética e engajamento na escrita de Conceição Lima. 2018. 22f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2177
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLENE ARMINDA QUARESMA JOSÉ TCC.pdf2018_maqjose.pdf535,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.