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dc.contributor.authorMagalhães, Karla Renata Valverde Conceição-
dc.date.accessioned2021-08-09T21:33:24Z-
dc.date.available2021-08-09T21:33:24Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, K. R. V. C. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2187-
dc.descriptionMAGALHÃES, Karla Renata Valverde Conceição. Educando para a diferença: a experiência de uma mãe e seu ativismo no campo do transtorno do espectro autista. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo refletir, a partir dos desafios vivenciados por uma mãe e ativista no campo do Transtorno Espectro Autista (TEA), sobre o processo de inclusão educacional das crianças com TEA. O estudo e a pesquisa sobre o autismo vêm sendo realizados desde o início do século XX, no entanto, no campo da educação, essa literatura aponta para o fato de que o processo de inclusão educacional das crianças não está consolidado. Nesse aspecto, a inserção das crianças no sistema formal de ensino, nem sempre reflete o reconhecimento pleno de sua diferença e o atendimento de suas necessidades educacionais e de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, experiências importantes e inovadoras estão em curso. Nesta pesquisa, buscamos percorrer o caminho da relação escola e família, em outra direção, partindo das experiências das mães, especialmente, de uma mãe ativista no campo do TEA, para refletir sobre as lições que podem interrogar e\ou subsidiar as práticas pedagógicas no espaço formal da escola. Com esse objetivo, esta pesquisa foi construída metodologicamente por meio do levantamento bibliográfico da literatura brasileira contemporânea acerca do TEA e de entrevista aberta com uma mãe de criança com TEA, ativista no combate ao preconceito e proteção dos direitos das crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA) em uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os resultados apontam para a necessidade e possibilidade de constituição de comunidades educativas entre escola, famílias e comunidade, como via de produção coletiva de conhecimentos, partilha de experiências e construção de caminhos para efetivação de direitos – em uma sociedade que tenha a inclusão como projeto de sociedade. Pesquisas nessa temática virão a contribuir para o conhecimento da sociedade e o questionamento de concepções e práticas excludentes e homogeneizadoras das diferenças, em que elas não sejam apenas toleradas, mas valorizadas e comemoradas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças com Transtorno do Espectro Autista - Recôncavo (BA)pt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Recôncavo (BA)pt_BR
dc.subjectMães de crianças autistas - Recôncavo (BA)pt_BR
dc.titleEducando para a diferença: a experiência de uma mãe e seu ativismo no campo do transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

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