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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Maria Luiza Gomes Cerqueira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T15:51:25Z | - |
dc.date.available | 2021-08-12T15:51:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. L. G. C. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2193 | - |
dc.description | SILVA, Maria Luiza Gomes Cerqueira da. Fonética e fonologia na alfabetização: possibilidades na construção da leitura e escrita. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetiva compreender o ensino da leitura e escrita através da contribuição da fonética e fonologia nas turmas de Alfabetização da Educação Básica. O problema consistiu em saber: até que ponto os professores da alfabetização trabalham a fonética e a fonologia na construção da leitura e da escrita? O objeto de pesquisa centrou-se na prática do professor alfabetizador em duas escolas municipais: Escola Elpídio Paranhos e Escola Prado Valadares em Santo Amaro-Bahia. Diante disso, o objetivo geral visou analisar a prática pedagógica do professor no ensino da leitura e da escrita. Este trabalho justifica-se por discutir a importância da alfabetização e a construção da leitura e da escrita, atreladas aos estudos desenvolvidos pela linguística e suas áreas e contribuições necessárias à alfabetização. A metodologia utilizada através da pesquisa qualitativa seguiu a dinâmica exploratória junto à técnica de observação em duas aulas de quatro professoras. O amparo teórico de sustentação à pesquisa referenciou-se nos estudos de Isabel Christine Seara, Vanessa Gonzaga Nunes, Cristiane Lazzarotto-Volcão, Luiz Carlos Cagliari, Miriam Lemle, Maria Bernadete Abaurre, entre outros. Na análise das atividades didáticas aplicadas aos alunos pelos professores, durante as observações nas escolas, perceberam-se pontos esclarecedores que mostraram a presença teórica e prática da fonética e fonologia nessas turmas de alfabetização. Na conclusão, apontam-se as implicações, benefícios e relevância da fonética e fonologia para a alfabetização, uma vez que se aplicam os princípios básicos da fonética e fonologia contidos na construção da palavra que, por sua vez, dá sentido à leitura e escrita. Assim, os professores devem dar continuidade a esses estudos ampliando as possibilidades de novas práticas direcionadas para a descoberta de conteúdos de linguística na área de alfabetização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Fonética | pt_BR |
dc.subject | Gramática comparada e geral - Fonologia | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Fonética e fonologia na alfabetização: possibilidades na construção da leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
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