Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bispo, Valmira Damasceno | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T20:29:35Z | - |
dc.date.available | 2021-08-12T20:29:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-06 | - |
dc.identifier.citation | BISPO, V. D. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2195 | - |
dc.description | BISPO, Valmira Damasceno. A problemática da interpretação e compreensão de textos para estudantes do 6° Ano Fundamental II: como a semântica pode contribuir. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dificuldade de interpretar e compreender textos escritos por parte de muitos estudantes parece ser a preocupação de muitos professores. Identificar o problema e buscar alternativas na construção do significado sob o olhar da Semântica, em especial da Semântica Cognitiva, que viabilizem a mediação pedagógica no âmbito da leitura, é o objetivo deste estudo que busca investigar por meio de perguntas e aplicação de um texto o que o aluno pensa e como age frente ao desafio da interpretação e compreensão. Como fundamentação teórica trouxemos os autores: Antunes (2007), Azeredo (2018), Cançado (2008), Corso e Salles (2009), Costas e Ferreira (2011), Koch (2015), Leffa (2012), Lenz (2013), Oliveira (2012), Pereira (2013), Santos (2008), Solé (1998), Souza (2016) que vão contribuir no estudo sobre a Semântica, intermediação da Semântica Cognitiva e as relações com a leitura, interpretação e compreensão textual. Como metodologia da pesquisa, foram aplicadas duas atividades: a primeira, uma entrevista para verificar a percepção a respeito da leitura, interpretação e compreensão. A entrevista foi feita a uma professora e a 14 estudantes da turma do 6º ano de uma escola particular, sendo que as perguntas feitas à professora foram diferentes das perguntas feitas aos alunos; a segunda atividade foi um texto embaralhado aplicado somente aos alunos para identificar a compreensão e associação da palavra desconhecida no contexto. Como resultado, observamos que os participantes nos mostram relações distintas com a leitura, expõem pontos de vistas que mostram diferenças entre o que julgam e o que ocorre quando realizam uma leitura, ou seja, na entrevista responderam como se tivessem um nível de dificuldade na interpretação e compreensão de texto diferente do nível de dificuldade observado na construção do texto embaralhado. Dessa forma, neste trabalho são apresentadas propostas de estratégias a serem aplicadas em sala de aula na tentativa de minimizar as possíveis dificuldades de interpretação e compreensão, contudo, concluímos que a solução para o problema depende de fatores linguísticos, extralinguísticos, culturais, sociais e outros tantos que não se esgotam na construção do significado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Semântica | pt_BR |
dc.title | A problemática da interpretação e compreensão de textos para estudantes do 6° Ano Fundamental II: como a semântica pode contribuir | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_mono_valmirabispo.pdf | 2021_mono_valmirabispo.pdf | 630,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.