Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2197
Título: Francisca Júlia: a musa impassível do século XIX?
Autor(es): Costa, Rebecca Silveira da
Palavras-chave: Francisca Júlia
Mármores
Literatura brasileira
Mulher
Autoria feminina
Data do documento: 31-Out-2018
Citação: COSTA, R. S. (2018)
Resumo: Este artigo pretende destacar a produção literária da escritora parnasiana Francisca Júlia (1871-1920) e o seu percurso como uma intelectual que ousou ao contrariar o padrão patriarcal presente no campo literário. Para tanto, a pesquisa busca estabelecer um diálogo com o conceito de “gênero”, apresentado pela historiadora Joan Scott (1995), e com o de “escrita feminina”, proposto pela pesquisadora Lucia Castello Branco (1991). Em seguida, serão analisadas as representações do feminino em três sonetos do livro Mármores (1985), quais sejam, “Musa Impassível I”; “Musa Impassível II” e “Vênus”. Através do modo como a escritora constrói suas personagens protagonistas percebe-se o seu engajamento na tentativa de subverter e ressignificar a condição da mulher na literatura. Evidenciar a obra da francisca Júlia é fazer despertar o engajamento de outras mulheres-escritoras, abrir espaços para que elas sejam reconhecidas e dar visibilidade a essas vozes. Assim, será possível reverter o cenário literário que há muito não condiz com a realidade e a literatura deixará de ter raça, classe e sexo dominantes.
Descrição: COSTA, Rebecca Silveira da. Francisca Júlia: a musa impassível do século XIX. 17f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2197
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REBECCA SILVEIRA DA COSTA tcc artigo.pdf2018_art_rsdacosta.pdf261,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.