Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2199
Título: O tópico discursivo em redações de alunos pré-universitários da Região do Maciço de Baturité
Autor(es): Gouveia, Mayara Freire
Palavras-chave: Tópico discursivo
Organização tópica
Produção de texto
Data do documento: 31-Out-2018
Citação: GOUVEIA, M. F. (2018)
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar como se desenvolve o tópico discursivo em textos dissertativo-argumentativos de alunos pré-universitários participantes do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de produção textual para o Exame Nacional do Ensino Médio (PROENEM) da escola Estadual Almir Pinto, Aracoiaba-Ce. Para atingir o propósito do trabalho, embasamo-nos no conceito de tópico discursivo de Jubran et al (1992), Jubran (2006a; 2006b); Alencar (2009), que analisou como se constitui a organização tópica em textos pré-universitários, além disso contamos com Garantizado Júnior (2011), que defende o tópico discursivo como propriedade que contribui para a geração da coerência/coesão textual em textos argumentativos. Para isso, o corpus deste trabalho é composto por 20 redações produzidas durante oficinas de prática de texto do projeto PROENEM. Por questão de recorte, neste trabalho, será apresentada a análise de dois textos. Os resultados apontam que os textos possuem grande descontinuidade tópica, ocasionando problemas na progressão textual, na construção dos argumentos e quebra nos sentidos do texto.
Descrição: GOUVEIA, Mayara Freire. O tópico discursivo em redações de alunos pré-universitários da Região do Maciço de Baturité. 2018. 18f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2199
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYARA FREIRE GOUVEIATCC artigo.pdf208_mfgouveia.pdf468,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.