Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2200
Título: No meio do caminho, tinha uma alusão
Título(s) alternativo(s): uma estratégia persuasiva
Autor(es): Falcão, Maria Dayanne Sampaio
Palavras-chave: Heterogeineidades enunciativas
Nota retórica
Argumentação
Data do documento: 18-Dez-2018
Citação: FALCÃO, M.D.S. (2018)
Resumo: : O trabalho aqui proposto advém das indagações do Grupo de Pesquisa em Línguística Textual (GELT) e do projeto de pesquisa denominado “As marcas das heterogeneidades enunciativas como recurso argumentativo retórico para análise do texto e do discurso”. Esta pesquisa tem como base inicial as heterogeneidades enunciativas descritas por Authier Revuz (1990-1998), especificamente a heterogeneidade por alusão, com zero grau de marcação no texto, devido à ausência de marcas tipográficas, segundo a autora. Buscamos analisar os propósitos argumentativos pelos quais o locutor utiliza esse recurso nas redes sociais, especificamente da página do Sensacionalista, no Facebook. Foram analisados quinze textos do gênero comentário. Partimos do pressuposto de que as alusões são estratégias persuasivas usadas pelo locutor no seu projeto de dizer. Refletiremos sobre a importância dessas estratégias na construção argumentativa do texto. Estamos entendendo por estratégias argumentativas “as modalidades da fala que tenta orientar, deliberada ou espontaneamente, maneiras de pensar, agir e sentir” (AMOSSSY, 2007, p. 131) .
Descrição: FALCÃO, Maria Dayanne Sampaio. No meio do caminho, tinha uma alusão: uma estratégia persuasiva. 2018. 20f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2200
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DAYANNE SAMPAIO FALCAO TCC Artigo.pdf2018_art_mdsfalcao.pdf639,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.