Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2201
Título: Estudo de unidades fraaeológicas no guineense
Autor(es): Cá, Libânia Fernandes
Palavras-chave: Lexicologia
Expressões idiomáticas
Data do documento: 13-Dez-2017
Citação: CÁ, L. F. (2017)
Resumo: Neste trabalho, através de uma pesquisa descritiva qualitativo-analítica, buscamos apresentar uma discussão teórica, mediante as concepções a respeito da relação entre as unidades lexicais compostas e complexas. Faz-se necessário apontar as diferenças entre compostos, provérbios e expressões idiomáticas (EIs), que têm em comum características como indecomponibilidade, cristalização na língua, sentido conotativo e por vezes denotativas. O objetivo, com base na teoria é analisar o emprego dessas lexias compostas, as expressões idiomáticas e os provérbios em corpus da língua guineense. O corpus empregado provém de livro da autora guineense Teresa Montenegro, intitulado Kriol tem- termos e expressões. A metodologia utilizada no trabalho tem como base o suporte teórico da fraseologia e a semântica. Visa-se, sobretudo, discutir a noção da composição de palavra e frases fixas, com base em hipóteses de especialistas fraseológicos, a fim de dar a conhecer em algum grau a sua área de conhecimento da fraseologia.
Descrição: CÁ, Libânia Fernandes. Estudo de unidades fraseólicas no Guineense. 2017. 51f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2201
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIBANIA FERNANDES CA TCC.pdf2017_mono_lfcá.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.