Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2202
Título: Análise dos movimentos retóricos em resenhas acadêmocas de estudantes do Primeiro Semestre do curso de Letras da UNILAB
Autor(es): Lima, Karolina Agostinho de
Palavras-chave: Gêneros textuais acadêmico
. Resenha
Movimentos retóricos
Data do documento: 31-Out-2018
Citação: LIMA, K. A. (2018)
Resumo: A resenha acadêmica tem se destacado cada vez mais entre os gêneros textuais acadêmicos, tendo em vista que muitas vezes é a responsável por inserir estudantes que estão iniciando suas pesquisas na comunidade acadêmica. Nesse estudo, procuramos analisar as características estruturais e organizacionais que compõem o gênero em questão. Nossa base teórica serão os estudos de Swales (1984, 1990) e Motta-Roth (2002). Analisamos seis resenhas produzidas por alunos do primeiro semestre do curso de Letras, da UNILAB, solicitadas pelo professor da disciplina de Leitura e Produção de Textos, a partir de texto trabalhado no componente curricular, para que possamos identificar os movimentos retóricos mais recorrentes e os que menos aparecem nas produções. Os resultados obtidos mostraram que as produções dos alunos ingressantes apresentam falhas que comprometem as características do gênero, sendo necessário, portanto, que se tenha maior atenção no ensino do gênero, bem como na sua produção.
Descrição: LIMA, Karoline Agostinho de. Análise dos movimentos retóricos em resenhas acadêmocas de estudantes do Primeiro Semestre do curso de Letras da UNILAB. 2018. 18f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2202
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAROLINA AGOSTINHO DE LIMA tcc artigo.pdf2018_art_kadelima.pdf617,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.