Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2202
Title: Análise dos movimentos retóricos em resenhas acadêmocas de estudantes do Primeiro Semestre do curso de Letras da UNILAB
Authors: Lima, Karolina Agostinho de
Keywords: Gêneros textuais acadêmico
. Resenha
Movimentos retóricos
Issue Date: 31-Oct-2018
Citation: LIMA, K. A. (2018)
Abstract: A resenha acadêmica tem se destacado cada vez mais entre os gêneros textuais acadêmicos, tendo em vista que muitas vezes é a responsável por inserir estudantes que estão iniciando suas pesquisas na comunidade acadêmica. Nesse estudo, procuramos analisar as características estruturais e organizacionais que compõem o gênero em questão. Nossa base teórica serão os estudos de Swales (1984, 1990) e Motta-Roth (2002). Analisamos seis resenhas produzidas por alunos do primeiro semestre do curso de Letras, da UNILAB, solicitadas pelo professor da disciplina de Leitura e Produção de Textos, a partir de texto trabalhado no componente curricular, para que possamos identificar os movimentos retóricos mais recorrentes e os que menos aparecem nas produções. Os resultados obtidos mostraram que as produções dos alunos ingressantes apresentam falhas que comprometem as características do gênero, sendo necessário, portanto, que se tenha maior atenção no ensino do gênero, bem como na sua produção.
Description: LIMA, Karoline Agostinho de. Análise dos movimentos retóricos em resenhas acadêmocas de estudantes do Primeiro Semestre do curso de Letras da UNILAB. 2018. 18f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2202
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAROLINA AGOSTINHO DE LIMA tcc artigo.pdf2018_art_kadelima.pdf617,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.