Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2203
Título: Aspectos linguísticos que prejudicam a coesão e a coerência em Língua Portuguesa de alunos guineenses nos seus primeiros momentos no Brasil
Autor(es): Guimarães, Joselino
Palavras-chave: Coesão
Coerência
Aspectos linguísticos
Língua portuguesa - Guiné-Bissau
Língua portuguesa - Brasil
Data do documento: 4-Dez-2017
Citação: GUIMARÃES, J. (2017)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo pesquisar os aspectos linguísticos que prejudicam a coesão e a coerência dos alunos guineenses nos seus primeiros momentos no Brasil. Na concretização deste trabalho, procuramos trazer as seguintes apreciações para melhor perceber o fenômeno – a intercompreensão, o texto, a coesão e a coerência Antunes (2003,2005), Carioca (2016), Ceberio (2011), Ferreira (2010), Garcia (2010), Leiria (1999), Namone (2014), Oliveira (2010), Roque (2012), conceitos de línguas, a escrita e estatutos de línguas, Peixoto e Soares (2014), Santos (1999), Tavares (2011), lembrando que a Guiné-Bissau é um país multilíngue e que sempre tem a superposição de línguas em relação às outras. E, sem se preterir a situação do ensino do país, em que o português não é falado pelos professores e alunos frequentemente nas salas de aulas, entretanto apenas nas cerimônias oficiais, igualmente tentamos trazer a precariedade da formação dos professores de língua portuguesa que tem abrolhado grande dificuldade no processo de aprendizagem dos alunos guineenses, visto que, maioria desses alunos, não tem português como sua língua materna, contudo a sua segunda língua e que estão a ser ensinado lhe como a primeira língua. Para análise desses fenômenos, também aplicamos questionários aos vintes alunos guineenses, dez com mais de seis meses no Brasil e dez com menos de seis meses no Brasil, para responderem de forma escrita as questões ali postas, com desígnio de fazer uma conferição entre dois grupos de colegiais, onde intuímos que os alunos com mais de seis meses no Brasil exibem um progresso no processo de intercompreensão, na coesão e na coerência, devido ao ambiente de imersão que têm vivido em consequência ao contato diário que têm com a língua.
Descrição: GUIMARÃES, Joselino. Aspectos linguísticos que prejudicam a coesão e a coerência em Língua Portuguesa de alunos guineenses nos seus primeiros momentos no Brasil. .2017. 54f. Monografia (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2203
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSELINO GUIMARÃES TCC sem ficha.pdf2017_mono_jguimaraes.pdf737,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.