Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2229
Título: Mulheres negras e resistência: uma análise antropológica de narrativas sobre o acesso à educação superior em Redenção CE.
Autor(es): Braga, Ana Paula Fonseca
Palavras-chave: Mulheres negras
Gênero
Raça
Data do documento: 28-Mai-2021
Citação: BRAGA, A. P. F. (2021)
Resumo: Esta pesquisa analisa trajetórias femininas de jovens mulheres negras que tiveram acesso ao ensino superior, de modo a discutir suas percepções sobre as intersecções entre relações de gênero e raça. O estudo tem como universo a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), sendo realizado com jovens negras, estudantes em Redenção e ativistas, matriculadas em cursos de graduação da UNILAB. A proposta almeja produzir conhecimento antropológico sobre a construção social dos femininos locais e suas lutas pelo direito de aparecer e existir, oportunizando lugares de fala e a construção de relações de gênero mais igualitárias. A hipótese sustentada é que a política de acesso à educação superior é um marcador nessas trajetórias, oportunizando reflexões pessoais sobre formas de exclusão, opressão, preconceito e discriminações vividas. A pesquisa envolve observação-participante e coleta de entrevistas semiestruturadas que exploram as dimensões da história familiar, relações de gênero, religião, relações raciais, ativismo, acesso à educação, etc. Dessa forma, fazer etnografia neste contexto significa provocar um desenraizamento, onde se pretende desvendar através do diálogo, lugares de fala.
Descrição: BRAGA, Ana Paula Fonseca. Mulheres negras e resistência: uma análise antropológica de narrativas sobre o acesso à educação superior em Redenção CE. 2021. 168 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Antropologia) – Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2229
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA FONSECA BRAGA Dissertação 17082021.pdfANA PAULA FONSECA BRAGA Dissertação 17082021.pdf4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.